Internacionalização da educação superior: processo de Bolonha

Hamilton de Godoy Wielewicki, Marlize Rubin Oliveira

Resumo


A transicao para o seculo XXI e marcada por profundas mudancas nas relacoes da sociedade. A educação e parte desse processo e, neste sentido, a relação indissociavel entre a unificação da Europa e a de sua educação superior denota tal percepcao. Este trabalho objetiva trazer elementos para a compreensao do Processo de Bolonha, analisando aspectos de sua implementação; estabelecendo vinculos entre suas caracteristicas e objetivos e a racionalidade à qual o Processo parece estar afiliado; e indicando possiveis impactos para a educação superior brasileira. A analise indica que, na medida em que a Europa deseja estabelecer parcerias internacionais que ampliem seu leque de opcoes para a educação superior, pode-se presumir que a pauta tende a apontar para interesses da propria Europa. Isso exige uma postura de discussao e negociação que tenha como base as nocoes de alteridade e diversidade, com a universidade como locus privilegiado de analise critica, propositiva e, sobretudo, prospectiva.

Palavras-chave


Processo de Bolonha; Internacionalização; Educação superior

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