AVALIAÇÃO ESCOLAR: O ERRO PRECISA LEVAR AO FRACASSO?

Claudia Mendes de Farias Fiori Ferreira, Inês Barbosa Barbosa de Oliveira

Resumo


Este trabalho apresenta resultado de pesquisa, bibliográfica e empírica, sobre os efeitos da compreensão do erro na avaliação da aprendizagem e suas consequências sobre os processos de ensino-aprendizagem. O que se busca é evidenciar a perspectiva de compreensão da avaliação da aprendizagem como parte desse processo e não como julgamento e classificação, com base em contribuições de pesquisadores do campo e ao debate sobre o tema. Uma escola da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro foi o lócus da pesquisa, que interrogou os sujeitos a respeito da avaliação em busca de perceber de que modo gestores, docentes e estudantes significam a avaliação e o erro e, a partir daí, seus efeitos sobre compreensões e sentimentos. A pesquisa permitiu perceber dificuldades, contradições e incoerências entre a busca de percepção formativa do erro e sua condenação enquanto tal, prenúncio de fracasso escolar.

Palavras-chave


Erro, exclusão, avaliação da aprendizagem, ensino e aprendizagem

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