Desafios para a avaliação e a sustentabilidade da editoria científica em educação

José Luís Bizelli

Resumo


As revistas científicas funcionam como importante veículo de difusão de conhecimento e de certificação de autoria no debate intelectual promovido entre as diversas áreas de conhecimento. Além disso, elas têm um papel fundamental no Sistema Nacional de Avaliação dos Programas de Pós-graduação: quando um periódico publica um artigo, o autor recebe uma pontuação de acordo com a classificação do veículo que o publicou, ou seja, de acordo com o Qualis Periódicos, produzido pela CAPES. Entender as modificações do Qualis nos últimos quadriênios de avaliação é primordial para um periódico que quer estar bem qualificado, mas há que se analisar também os desafios que estão para além deste indicador, entendendo como o setor editorial acadêmico pode atingir sustentabilidade diante da complexificação das estratégias da gestão; da crise de financiamento – público e privado – e das ferramentas ligadas à Inteligência Artificial que ameaçam o universo de trabalho das equipes que produzem uma revista científica.

Palavras-chave


Avaliação; Sustentabilidade; Gestão Editorial; Inteligência Artificial; Qualis.

Texto completo:

Remoto Remoto

Referências


BEATTY, S. Journal Metrics in Scopus: Source Normalized Impact per Paper (SNIP). Elsevier Scopus Blog, 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2023.

BUTLER, Leigh-Ann; MATHIAS, Lisa; SIMARD, Marc-André; MONGEON, Philippe; HAUSTEIN, Stefanie (2023). The oligopoly’s shift to open access: how the big five academic publishers profit from article processing charges. Quantitative Science Studies, 2023. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2023.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coordenação da Área de Educação. Relatório do Qualis Periódicos: Área 38, Educação. Brasília: MEC, 2019. 11 p. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2023.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Qualis Referência: critérios gerais e princípios do modelo de Qualis Referência. 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/conselho-tecnico-cientifico-da-educacao-superior/anexos-ctc-es/DocumentobaseQualisCTC198SEI1606400.pdf>. Acesso em 15 jan. 2024.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ata 201ª Reunião Ordinária do Conselho Técnico Científico da Educação Superior. Disponível em: . Acesso em 15 jan. 2024.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coordenação da Área de Educação. Relatório de Avaliação. Brasília: MEC, 2021. Disponível em: 19122022_RELATORIO_AVALIACAO_QUADRIENAL_comnotaEducao.pdf. Acesso em: 01 abr. 2023.

CARVALHO, E. S. de; REAL, G. C. M. A produção intelectual sobre Qualis Periódicos na área de Educação: um diálogo com as pesquisas acadêmicas (2008-2018). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.l.], v. 29, n. 112, p. 595-617, july 2021. ISSN 1809-4465. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2023.

SANTOS CRUZ, J. A.; BIZELLI, J. L.; VARGAS, T. C. Gestão de periódicos na área de educação. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 15–27, 2020. DOI: 10.26843/v13.n3.2020.988.p15-27. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/988. Acesso em: 22 jan. 2023.

DELGADO LÓPEZ-CÓZAR, E.; ROBINSON-GARCÍA, N.; TORRES-SALINAS, D. Manipular Google Scholar Citations y Google Scholar Metrics: Simple, sencillo y tentador. EC3 Working Papers, 6 (2012). Disponível em: http://hdl.handle.net/10481/20469. Acesso em: 22 jan. 2023.

HARZING, A. W. K.; VAN DER WAL, R. (2008) Google Scholar as a new source for citation analysis. Ethics Sci. Environ. Polit. v.8, p.61-73. https://doi.org/10.3354/esep00076

HARZING, A. W. K. The Publish or Perish tutorial: 80 easy tips to get the best out of the Publish or Perish software. Tarma Software Research, 2016.

PACKER, A. L. SciELO Citation Index en el Web of Science. SciELO en Perspectiva, 2014. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018.

PONCE, B. J.; Almeida, M. E. B. de; Freitas, S. A.; Silva, C. B. da; Anjos, D.; Pietri, E. de; Prieto, R. G.; Dias, É. S. de A. C.; Camargo, E.; Branco, J. C.; Souza, J. dos S.; Bizelli, J. L.; Siman, L. M. de C.; Muzzeti, L. R.; Reis, M. dos; Martins, E.; Rosito, M. M. B.; Bissoto, M. L.; Castro, M. R. de; Gimenes, N.; Gualtieri, R.; Silva, R.; Ribeiro, R.; Lemes, S. de S. Sobre a melhoria da produção e da avaliação de periódicos científicos no Brasil. Ensaio - Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, p. 1032-1044, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/NXpJd3qDbDVDBZxfbvsfMJB#. Acesso em: 22 jan. 2023.

POPHAM, W. J.; HUSEK, T. R. (1969). Implications of criterion-referenced measurement. Journal of Educational Measurement, 6(1), 1-9. https://doi.org/10.1111/j.1745-3984.1969.tb00654.x

SENE, L. Z.; BIZELLI, J. L. Sistema de avaliação de periódicos no Brasil: impactos da evolução dos critérios do Qualis-periódicos da Área de Educação. Práxis Educacional (online), v. 18, p. e9388, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9388. Acesso em: 22 jan. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank