Análise das matrizes do INAF e Prova Brasil: um olhar a partir do alfabetismo funcional
Resumo
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A alfabetização funcional compreende o mínimo de conhecimento em leitura, escrita e processamento de informação numérica para um sujeito social funcionar em sociedade. Existe uma relação entre o aumento da escolarização da população e o aumento dos níveis de alfabetismo. Neste artigo, nosso objetivo foi analisar as relações entre as habilidades testadas pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) para considerar um cidadão alfabetizado funcionalmente e as habilidades testadas na Prova Brasil, na conclusão do ensino fundamental. Constatamos semelhanças entre as matrizes de ambas as provas. Identificamos que todas as habilidades testadas no INAF estão contidas na Prova Brasil e a segunda é composta de textos mais complexos, mesmo sendo uma avaliação destinada a crianças e adolescentes, enquanto o INAF testa apenas pessoas de 15 a 64 anos. Trata-se de pesquisa realizada por meio de análise bibliográfica e a pesquisa documental.
Palavras-chave: Alfabetização Funcional; INAF; Prova Brasil; Ensino Fundamental.
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