Avaliação da alimentação escolar através do uso de dados e evidências na educação brasileira: um estudo de caso na rede estadual de ensino de Corumbá–MS
Resumo
Este estudo, descritivo e quanti-qualitativo, busca identificar e analisar a percepção de 453 estudantes de escola estaduais de Corumbá–MS sobre a alimentação escolar. Especificamente, foi possível identificar o perfil do estudante (a maioria são mulheres e pardas) e avaliar a alimentação escolar ofertada. Os resultados mostram que o direito a alimentação escolar de qualidade nutricional não vem sendo operacionalizado nas escolas estaduais de Corumbá–MS, pois foi evidenciado que pouca alimentação quente é ofertada, havendo um grande domínio de ultraprocessados na merenda. Só haverá melhorias de resultados escolares com alimentação de qualidade e com educação alimentar. Portanto, a utilização de evidências na avaliação de políticas públicas objetiva tornar visíveis as atividades cotidianas e suas práticas sociais para garantir um melhor gerenciamento de recursos e a efetividade no cumprimento do objetivo da política, nesse caso, do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
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