Um indicador para a avaliação do desempenho docente em instituicoes de ensino superior

Marcelo Embirucu, Cristiano Fontes, Luiz Almeida

Resumo


Este trabalho propoe a criação de um indicador de avaliação docente (IAD), objetivo e quantitativo, para ser utilizado como um instrumento da avaliação do desempenho de docentes em Instituicoes de Ensino Superior. Este indicador e aderente aos indicadores institucionais estabelecidos pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansao das Universidades Federais (REUNI) e procura tambem contemplar aspectos importantes para um indicador deste tipo, tais como robustez e exogenia, alem de considerar ainda aspectos importantes da atuação universitaria, tais como afastamentos, gestao academica, atividades de extensao e produção cientifica qualificada, nao contemplados na formulação original dos indicadores do REUNI. Sao incluidos tambem outros aspectos fundamentais, tais como a qualidade da graduação e a taxa de conclusao da pos-graduação. Assim, o indice faz uma avaliação docente bastante completa na medida em que considera todas as principais atividades docentes, quais sejam, ensino, pesquisa, extensao e gestao academica, tanto na graduação quanto na pos-graduação. Os resultados apresentados mostram que o indicador e robusto e que o alcance das metas propostas e razoavelmente factivel, podendo este ser utilizado como um instrumento útil para a politica e a gestao academica das instituicoes, de forma harmonizada com os programas e politicas de governo e de estado. Alguns parâmetros do indicador podem ser ajustados a fim de satisfazer metas e politicas especificas das instituicoes.

Palavras-chave


Indicador de avaliação; Desempenho docente; Instituicoes de ensino superior; REUNI

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