Reforma gerencial do Estado e rebatimentos no sistema educacional: um exame do REUNI

Maria Arlete Duarte de Araújo, Helano Diogenes Pinheiro

Resumo


Este artigo examina os dispositivos do Plano de Reestruturação e Expansao das Universidades Federais (REUNI) que se articulam a um novo padrao de intervencao do Estado ao tempo em que se mostram sintonizados com o discurso da Nova Gestao Pública. Para tanto, inicialmente tece consideracoes sobre a crise e reforma do Estado e os novos paradigmas de gestao;em segundo lugar, discute a reforma do Estado brasileiro e suas vinculacoes com o ideario das reformas em todo o mundo; em terceiro lugar, faz uma avaliação do REUNI estabelecendo as afinidades existentes entre as propostas de reforma do Estado e do sistema educacional e, finalmente, conclui que o REUNI tenta dar respostas à crise do sistema ao tempo em que valoriza a introdução de novos arranjos organizacionais e de mecanismos de gestao para obtencao de mais eficiencia no gasto público com a suposicao basica de que a contratualização de resultados e a aposta certa para resolver os problemas de expansao do sistema.

Palavras-chave


Nova Gestao Pública; Reforma do Estado; Politica Educacional; Eficiencia; Contratualização

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