O ProUni e a conclusao do ensino superior: questoes introdutorias sobre os egressos do programa na zona oeste do Rio de Janeiro

Daniela Patti do Amaral, Fatima Bayma de Oliveira

Resumo


A analise e a avaliação de politicas implementadas por um governo envolvem fatores de diferentes naturezas, especialmente quando se focalizam politicas de inclusao social no ensino superior. Buscando analisar o Programa Universidade para Todos, iniciamos a pesquisa O ProUni e o acesso ao ensino superior: estudo introdutorio sobre os usuarios do programa na zona oeste do municipio Rio de Janeiro, que tem por objetivo geral avaliar os impactos de uma politica pública em educação voltada à inclusao no ensino superior privado, atraves de bolsas de estudos, de populacoes com baixas chances de acesso ao ensino superior. No presente artigo apresentamos os dados iniciais da pesquisa coletados em uma Instituicao de ensino superior no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, que apontam para uma evasao proxima à media nacional o que nos leva a inferir, inicialmente, na eficácia do Programa e no sucesso escolar dos individuos beneficiados.

Palavras-chave


Politicas públicas; ProUni; Ensino superior; Sucesso escolar

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