Educar no século XXI: modelos pedagógicos que preparam para a incerteza
Resumo
A revisão de literatura na qual se baseia este artigo atesta a necessidade de uma educação renovada, adaptada às exigências da sociedade globalizada do conhecimento impostas pelo devir social contínuo e constante. Parte-se da compreensão das implicações da evolução tecnológica para espelhar as contradições que se vivem atualmente nas salas de aula, corroborando a importância dos sistemas educativos e, consequentemente, do papel fundamental da Escola no desenvolvimento dos principais skills do século XXI. Destaca-se a função relevante do “conhecimento transferível” enquanto motor dos domínios “cognitivo”, “intrapessoal” e “interpessoal” (Pellegrino; Hilton, 2012) e elencam-se quatro modelos pedagógicos que, segundo o estado da arte, se adequam ao desenvolvimento dos domínios e dos skills referenciados: i. o trabalho de projeto baseado na pesquisa; ii. a aprendizagem através da resolução de problemas; iii. a aprendizagem cooperativa; e iv. o experimentalismo, metodologias que pressupõem o recurso às tecnologias. Aborda-se o papel do professor enquanto facilitador do conhecimento e mentor para, finalmente, analisar as implicações da mudança no processo de ensino e aprendizagem e nas dinâmicas de trabalho em sala de aula. Conclui-se pela necessidade da implementação de metodologias de trabalho em sala de aula mais consoantes com os objetivos a prosseguir pelo sistema educativo e pela adequação da formação inicial e contínua de professores aos novos desígnios educativos.
Palavras-chave: skills do século XXI; modelos pedagógicos; processo de ensino e aprendizagem; professor-mentor
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