Sala de aula virtual e Aceleração Social moderna no contexto Covid-19

Josney Mateus Kroll do Prado Brito, Artur José Renda Vitorino, Alexandre Chaves Nunes

Resumo


A investigação busca responder: pelas percepções de professores e estudantes brasileiros de uma rede educacional privada, a sala de aula virtual e suas implicações estimularam o adensamento de experiências e episódios de ação, de modo a impactar a organização pessoal do tempo? A partir da teoria da Aceleração Social e por meio de um Survey inédito, com registros de validade e confiabilidade, objetiva indicar, em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal, as percepções de 32.326 estudantes e 6.423 professores do 5.º ano do Ensino Fundamental ao 3.º ano do Ensino Médio acerca da organização pessoal do tempo no contexto da sala de aula virtual durante a pandemia da Covid-19. Categorizada como uma pesquisa emoldurada pela experimentação educacional, indicou que os participantes não adensaram episódios de ação ‒ portanto, não tiveram dificuldades quanto a organizar o tempo no contexto escolar pandêmico ‒ e mostrou algumas evidências de que o tempo da escola é diferente do tempo fora dela.


Palavras-chave


Aceleração Social; Survey; Experimentação Covid-19; Tempo Escolar

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362024003204222

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