Modelos de valor agregado para medir a eficácia das escolas Geres

Tufi Machado Soares, Alicia Bonamino, Nigel Brooke, Neimar da Silva Fernandes

Resumo


A partir da pesquisa longitudinal Geres, o estudo propoe a comparação de diferentes modelos estatisticos com graus variados de complexidade para determinar a eficácia de escolas de Ensino Fundamental. O proposito da comparação e o de determinar se um grau maior de complexidade se justifica em termos de maior precisao e se ha diferencas entre os modelos na sua consistencia e capacidade de retratar de modo estavel o desempenho da escola. Os dois modelos mais simples da contribuicao da escola para a proficiencia do aluno, denominados modelos de Status, incorporam ou uma medida do nivel socioeconômico medio da escola, ou uma medida da condicao socioeconômica de cada aluno como proxy para a proficiencia previa. Os outros dois, denominados de modelos de Valor Agregado (VA), incorporam medidas da proficiencia previa, o que os tornam modelos em condicoes de descrever o ganho de aprendizagem atribuivel à escola no periodo em estudo. O estudo indica alta correlação entre os modelos de VA, mas baixa correlação deles com os modelos de Status, mostrando que e pequeno o ganho de precisao com a adicao de uma medida da condicao socioeconômica de cada aluno. Descobre-se que cerca de 80% das escolas apresentam estabilidade para as diferentes medidas temporais de VA, sugerindo que a eficácia seja, de fato, uma caracteristica razoavelmente estavel no tempo, e que o VA pode contribuir para a comparação das escolas e a definicao de intervencoes, pelo menos no primeiro segmento do Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Avaliação educacional; Valor agregado; Modelo multinivel

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100003

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