O Prouni e a conclusao do ensino superior: novas trajetorias pessoais e profissionais dos egressos

Daniela Patti do Amaral, Fatima Bayma de Oliveira

Resumo


Iniciamos, em 2010, a pesquisa O ProUni e o acesso ao Ensino Superior: estudo introdutorio sobre os usuarios do programa na zona oeste do municipio Rio de Janeiro, que tem por objetivo geral avaliar os impactos de uma politica pública em educação voltada à inclusao no Ensino Superior privado de populacoes com baixas chances de acesso ao mesmo. A pesquisa, realizada entre julho de 2010 e abril de 2011, investigou dados acerca dos alunos que ingressaram no Ensino Superior em 2005 e 2006, primeiros anos do ProUni, em duas IES privadas situadas no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Nossa hipotese inicial foi que, apos pelo menos dois anos de conclusao do curso, esses egressos ja teriam construido novas trajetorias profissionais e de vida. Os dados iniciais, apesar das suas limitacoes, indicam que, como politica pública, o ProUni tem demonstrado eficácia pela baixa taxa de evasao e que os egressos experimentaram novas trajetorias profissionais e pessoais.

Palavras-chave


Politicas Públicas; ProUni; Trajetorias escolares

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