Escolas no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes: análise bibliográfica de ações preventivas

Rafaela Maria Rodrigues, Roseli Rodrigues de Mello

Resumo


A violência sexual acomete crianças e adolescentes em índices cada vez mais alarmantes. Urge, no âmbito social e científico, dar visibilidade ao tema e ao investimento em prevenção, aspectos estes que são abordados nesse artigo. O objetivo da pesquisa foi evidenciar as contribuições teóricas presentes em artigos científicos internacionais e nacionais, sobre prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Realizou-se uma revisão da literatura e foram selecionados 45 estudos na área da educação, saúde e psicologia. Para a análise de dados, utilizou-se a Metodologia Comunicativa. Constatou-se que as escolas brasileiras tem sido pouco exitosas no desenvolvimento de ações preventivas à violência sexual. Conclui-se que é preciso desenvolver formação continuada dos agentes escolares no Brasil, e que já há produção nacional e internacional que pode iluminar tal formação

Palavras-chave


Prevenção; Violência sexual; Crianças; Adolescentes; Escola

Texto completo:

Scielo PT

Referências


BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe de diretrizes para proteção dos direitos da criança e do adolescente. Estatuto da Criança e do Adolescente, 13 jul 1990.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007. 248 p

FITRIANA, R., SURYAWATI, C., ZUBAIDAH, Z.N. Effect of peer education model on knowledge and self-efficacy of children in the prevention of physical sexual violence. Belitung Nursing Journal. 2018; 4(1):51-57. Disponível em: https://doi.org/10.33546/bnj.341. Acesso em: 28 jun. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos.2a ed. Editora da Unesp, 2000

GADELHA G., CARVALHO F. L, SANTOS, J.V., FIGUEIREDO, K., PAIVA, K. Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes [Internet]. Brasília: Faça Bonito; 2013. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/sedh/08_2013_pnevsca.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.

GÓMEZ, J., LATORREM, A., SÁNCHES, M., FLECHA, R. Metodología comunicativa crítica. 1a ed. Barcelona: El Roure, 2006.

HARVARD. Keeping Classroom Connections Alive. 2020. Disponível em: https://www.gse.harvard.edu/news/uk/20/03/keeping-classroom-connections-alive. Acesso em: 28 jun. 2022.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atlas da Violência 2019. Brasília: Rio de Janeiro: São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2019. 115 p.

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Abuso sexual contra crianças e adolescentes: abordagem de casos concretos em uma perspectiva multidisciplinar e interinstitucional. MMFDH Brasília 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/maio/CartilhaMaioLaranja2021.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório mundial sobre a prevenção da violência 2014. São Paulo: Núcleo de estudos da violência da Universidade de São Paulo; 2014a, 288p. Disponível em: https://nev.prp.usp.br/wp-content/uploads/2015/11/1579-vip-main-report-pt-br-26-10-2015.pdf Acesso em: 28 jun. 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório de status global sobre prevenção da violência 2014. São Paulo: Núcleo de estudos da violência da Universidade de São Paulo; 2014b. 274p. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/145086. Acesso em: 28 jun. 2022.

PREZENSZKY, B.C, MELLO, R.R. Pesquisa bibliográfica em educação: análise de conteúdo em revisões críticas da produção científica em educação. Rev. Diálogo Educ. [s.l.]. 2019; 19(63): 1569-1595

ROCA, E., MELGAR, P., GAIRAL-CASADÓ, R., PULIDO-RODRÍGUEZ, M.A. Schools That ‘Open Doors’ to Prevent Child Abuse in Confinement by COVID-19. Sustainability. 2020; 12(11):1-17. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12114685. Acesso em: 28 jun. 2022.

SALVADOR, A.D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. 1a. ed. Porto Alegre: Sulina, 1986.

SANTOS, B.R. Guia escolar: identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes [Internet]. Seropédica: EDUR; 2011. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016936.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.

SANTOS, M.J., RODRIGUES, M.T.P., MONTEIRO, R.A. Caracterização da violência sexual contra crianças e adolescentes na escola – Brasil, 2010-2014. Epidemiol. Serv. Saúde. 2018; 27(2):1-10. https://doi.org/10.5123/s1679-49742018000200010

SILVERMAN, J.G., RAJ, A., MUCCI, L.A., HATHAWAY J.E. Dating violence against adolescent girls and associated substance use, unhealthy weight control, sexual risk behavior, pregnancy, and suicidality. JAMA. 2001; 286(5):572-579. https://doi.org/10.1001/jama.286.5.572. Acesso em: 28 jun. 2022.

UNESCO. Educação: da interrupção à recuperação. Unesco.org [Internet]. 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 28 jun. 2022.

UNICEF. A educação que protege contra violência. [Internet]. UNICEF Brasil; 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/educacao-que-protege-contra-violencia. Acesso em: 28 jun. 2022.

UNICEF. Projeto Crescer sem Violência faz mobilização digital pelo combate à violência sexual de crianças e adolescentes durante o período de isolamento social [Internet]. UNICEF Brasil; 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/projeto-crescer-sem-violencia-faz-mobilizacao-digital-pelo-combate-a-violencia-sexual-de-criancas-adolescentes-durante-isolamento-social. Acesso em: 28 jun. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on preventing violence against children. Geneva: World Health Organization; 2020, jun, 332 p.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on preventing violence against children. Geneva: World Health Organization; 2020. 332p. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240004191. Acesso em: 28 jun. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank