Analise e proposta de formação de educadores e administradores em Politicas Públicas

Alvaro Chrispino, Fatima Bayma, Frederico Pifano de Rezende

Resumo


O presente trabalho apresenta a necessidade da formação de profissionais em Politicas Públicas e Gestao, considerando o momento social por que passa o Brasil, com cobrancas pela sociedade por melhores resultados no uso do recurso público e, tambem, em obediencia ao Principio Constitucional da Eficiencia da Administração Pública. Analisa pesquisa sobre a existencia, ou nao, da disciplina de Politicas Públicas (vista como processo de formulação, execução e avaliação) em 48 cursos de Pedagogia (mantidos por instituicoes de ensino que possuam Programa de Doutorado em Educação) e 50 cursos de Administração e  para, ao fim, apresentar um proposta de curso piloto de especialização horizontal em politicas públicas, como propoe Carlos Matus, conforme cursos piloto em pos-graduação de instituicao federal de ensino superior. O resultado identifica 16 em 48 IES que mantem pedagogia e 11 em 50 IES com cursos de administração com a disciplina de Politicas Públicas que trate de processos de formulação, execução e avaliação.

Palavras-chave


Politicas públicas; Eficiencia na administração pública; Formação de educadores em politicas públicas; Formação em politicas públicas

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