Avaliação da aprendizagem de justica em alunos de Ensino Medio

Humberto Silva de Lima, Maria Judith Sucupira da Costa Lins

Resumo


Aprendizagem de justica e fundamental para o cidadão. O problema central desta pesquisa e avaliar como alunos de ensino medio aprendem a virtude Justica. Esta pesquisa objetiva avaliar como alunos do Ensino Medio realizam a construção desta virtude. Este artigo apresenta a proposta didatica desenvolvida por alunos do terceiro ano do Ensino Medio que por meio de leitura e escritas de textos organizaram seu pensamento e pratica sobre justica. Foi-lhes possibilitado observar o que entendiam por justica e como chegaram a um conceito desta virtude. A fundamentação teorica tem base na filosofia moral de AlasdairMacIntyre. Este filosofo aponta a desordem moral existente na sociedade atual e chama a atencao para a moral de emotivismo. Ele considera as virtudes aristotelicas numa perspectiva para o seculo XXI como um paradigma para a vivencia moral. Esta e uma pesquisa qualitativa e a metodologia foi a Escuta Sensivel descrita por Rene Barbier. Os dados foram analisados de acordo com a teoria de Laurence Bardin. Resultados mostram que os alunos gradualmente mudaram o conceito emotivo de justica para o conceito de justica como uma virtude.


Palavras-chave


Avaliação; Etica; Justica; Educação Moral; Emotivismo

Referências


AQUINO, R. Interpretacao de textos. 2.ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2001.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro.3.ed.Sao Paulo: Perspectiva, 1972.

ARISTOTELES (sec. IV a.C.). Etica a Nicômaco. 21.ed. Sao Paulo: Edipro, 2007.

BARBIER, R.L’Approche transversale: l’ecoute sensible em sciences humaines. Paris: Ed. Anthropos,1996.

BARDIN, L. Analise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edicoes 70, 1977.

FARAGO, F. A justica. Sao Paulo: Manole, 2004.

LINS, M. J. S. C.Educação moral na perspectiva de AlasdairMacIntyre. Rio de Janeiro: Ed. Access, 2007.

MACINTYRE, A. Dependent rational animals: why human beings need the virtues. 2. ed.Illinois:Open Court Ed.,1999.

______. Depois da virtude:um estudo em teoria moral. 2.ed.Sao Paulo: EDUSC, 2001.

______.Justica de quem?:qual racionalidade?. 3 ed. Sao Paulo: Ed. Loyola, 2008.

SILVA, M. E. B.; PEREIRA, C. da C. Leitura e producao de textos: capacitacao de professores.Rio de Janeiro: Cesgranrio, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank