A avaliação do periodo probatorio de professores em Portugal: perspectivas de professores, mentores e gestores

Pedro Reis, Teresa N. R. Goncalves, Luciana Mesquita

Resumo


Durante o ano letivo de 2009-10, foi implementada em Portugal a primeira edicao do periodo probatorio para professores, destinado a apoiar os docentes durante o seu ano de integração no quadro de uma escola. Neste artigo, apresenta-se a avaliação que os professores, os mentores e os gestores envolvidos fazem deste processo. Os dados quantitativos e qualitativos foram recolhidos atraves da aplicação de questionarios on-line, dirigidos aos varios intervenientes, e submetidos a analise de conteúdo.
Apesar da resistencia inicial dos professores, constata-se que o conjunto dos intervenientes atribui ao periodo probatorio impactos significativos no desenvolvimento profissional dos professores e no desenvolvimento organizacional das escolas, nomeadamente, no que respeita ao reforco do trabalho colaborativo entre os diferentes niveis de gestao e à construção de conhecimento nas areas da didatica e da avaliação de desempenho docente.

Palavras-chave


Periodo probatorio; Indução; Desenvolvimento professional; Supervisao

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