A avaliação do periodo probatorio de professores em Portugal: perspectivas de professores, mentores e gestores
Resumo
Apesar da resistencia inicial dos professores, constata-se que o conjunto dos intervenientes atribui ao periodo probatorio impactos significativos no desenvolvimento profissional dos professores e no desenvolvimento organizacional das escolas, nomeadamente, no que respeita ao reforco do trabalho colaborativo entre os diferentes niveis de gestao e à construção de conhecimento nas areas da didatica e da avaliação de desempenho docente.
Palavras-chave
Referências
BICKMORE, D. L.; BICKMORE, S. T. A multifaceted approach to teacher induction. Teaching and teacher education, Los Angeles, v. 26, p.1006-1014, maio 2010.
BRITTON, E. D. Comprehensive teacher induction. Dordrecht , Netherlands Kluwer: Academic Publishers, 2003.
CAMPOS, J.; GONÇALVES, T. Supervisão e avaliação: construção de registros e relatórios. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (Coleção Situações de Formação n. 5).
DARLING-HAMMOND, L. Keeping good teachers: why it matters what leaders can do. Educational leadership, [S.l.], v. 60, n, 8, p. 6-13, maio 2003.
FLORES, M. A. A indução no ensino: desafios e constrangimentos. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2000.
FLORES, M. A.; DAY, C. Contexts which shape and reshape new teachers’ identities: a multi-perspective study. Teaching and teacher education, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 219-232, fev. 2006.
HARRISON, J. K. The induction of newly qualified teachers. Journal of Education for Teaching, [S.l.], v. 27, n. 3, p. 277-279, 2001.
HULING, L.; RESTA, V. Teacher mentoring as professional development: ERIC digest. Washington, DC: ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education, 2001.
KILLEAVY, M.; MURPHY, R. (Orgs.). National pilot project on teacher induction. Dublin: Stationery Office Dublin, 2006.
MOSKOWITZ, J.; STEVENS, M. From students of teaching to teachers of students: teacher induction around the Pacific Rim. Washington, DC: Asia-Pacific Education Forum, 1997.
RECRUITING new teachers. A guide to developing teacher induction programs. Belmont: Author Ed., 1999.
ROLDÃO, M. C. Construção de planos individuais de trabalho e desenvolvimento profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (Colecção Situações de Formação n. 1).
SERPELL, Z.; BOZEMAN, L. Beginning teacher induction: a report on beginning teacher effectiveness and retention. Michigan: Michigan State University, 1999.
WANG, J.; ODELL, S. J. Mentored learning to teach according to standards-based reform: a critical review. Review of educational research, [S.l.], v. 72, n. 3, p. 481-546, 2002.
WILLIAMS, A.; PRESTAGE, S.; BEDWARD, J. Individualism to collaboration: the significance of teacher culture to the induction of newly qualified teachers. Journal of education for teaching, [S.l.], v. 27, n. 3, p. 253-267, 2001.
WONG, H. K.; BRITTON, T. E.; GANSER, T. What the world can teach us about new teacher induction. Phi Delta Kappan, [S.l.], p. 379-384, jan. 2005.
WONG, H. K. Induction: The best form of professional development. Educational leadership. [S.l.], v. 59, n. 6, p. 52-54, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)