A avaliação do periodo probatorio de professores em Portugal: perspectivas de professores, mentores e gestores

Pedro Reis, Teresa N. R. Goncalves, Luciana Mesquita

Resumo


Durante o ano letivo de 2009-10, foi implementada em Portugal a primeira edicao do periodo probatorio para professores, destinado a apoiar os docentes durante o seu ano de integração no quadro de uma escola. Neste artigo, apresenta-se a avaliação que os professores, os mentores e os gestores envolvidos fazem deste processo. Os dados quantitativos e qualitativos foram recolhidos atraves da aplicação de questionarios on-line, dirigidos aos varios intervenientes, e submetidos a analise de conteúdo.
Apesar da resistencia inicial dos professores, constata-se que o conjunto dos intervenientes atribui ao periodo probatorio impactos significativos no desenvolvimento profissional dos professores e no desenvolvimento organizacional das escolas, nomeadamente, no que respeita ao reforco do trabalho colaborativo entre os diferentes niveis de gestao e à construção de conhecimento nas areas da didatica e da avaliação de desempenho docente.

Palavras-chave


Periodo probatorio; Indução; Desenvolvimento professional; Supervisao

Referências


BICKMORE, D. L.; BICKMORE, S. T. A multifaceted approach to teacher induction. Teaching and teacher education, Los Angeles, v. 26, p.1006-1014, maio 2010.

BRITTON, E. D. Comprehensive teacher induction. Dordrecht , Netherlands Kluwer: Academic Publishers, 2003.

CAMPOS, J.; GONA‡ALVES, T. SupervisA£o e avaliaA§A£o: construA§A£o de registros e relatA³rios. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (ColeA§A£o SituaA§Aµes de FormaA§A£o n. 5).

DARLING-HAMMOND, L. Keeping good teachers: why it matters what leaders can do. Educational leadership, [S.l.], v. 60, n, 8, p. 6-13, maio 2003.

FLORES, M. A. A induA§A£o no ensino: desafios e constrangimentos. Lisboa: Instituto de InovaA§A£o Educacional, 2000.

FLORES, M. A.; DAY, C. Contexts which shape and reshape new teachers’ identities: a multi-perspective study. Teaching and teacher education, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 219-232, fev. 2006.

HARRISON, J. K. The induction of newly qualified teachers. Journal of Education for Teaching, [S.l.], v. 27, n. 3, p. 277-279, 2001.

HULING, L.; RESTA, V. Teacher mentoring as professional development: ERIC digest. Washington, DC: ERIC Clearinghouse on Teaching and Teacher Education, 2001.

KILLEAVY, M.; MURPHY, R. (Orgs.). National pilot project on teacher induction. Dublin: Stationery Office Dublin, 2006.

MOSKOWITZ, J.; STEVENS, M. From students of teaching to teachers of students: teacher induction around the Pacific Rim. Washington, DC: Asia-Pacific Education Forum, 1997.

RECRUITING new teachers. A guide to developing teacher induction programs. Belmont: Author Ed., 1999.

ROLDAƒO, M. C. ConstruA§A£o de planos individuais de trabalho e desenvolvimento profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (ColecA§A£o SituaA§Aµes de FormaA§A£o n. 1).

SERPELL, Z.; BOZEMAN, L. Beginning teacher induction: a report on beginning teacher effectiveness and retention. Michigan: Michigan State University, 1999.

WANG, J.; ODELL, S. J. Mentored learning to teach according to standards-based reform: a critical review. Review of educational research, [S.l.], v. 72, n. 3, p. 481-546, 2002.

WILLIAMS, A.; PRESTAGE, S.; BEDWARD, J. Individualism to collaboration: the significance of teacher culture to the induction of newly qualified teachers. Journal of education for teaching, [S.l.], v. 27, n. 3, p. 253-267, 2001.

WONG, H. K.; BRITTON, T. E.; GANSER, T. What the world can teach us about new teacher induction. Phi Delta Kappan, [S.l.], p. 379-384, jan. 2005.

WONG, H. K. Induction: The best form of professional development. Educational leadership. [S.l.], v. 59, n. 6, p. 52-54, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank