Analise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivo

Teresa N. R. Goncalves, Joana Campos

Resumo


No presente texto procura-se contribuir para a discussao dos processos de supervisao e de construção do conhecimento profissional, a partir da apresentação da analise dos pôsteres elaborados pelos professores envolvidos no programa de Supervisao, Acompanhamento e Avaliação do Periodo Probatorio de Professores. Na analise retomaram-se os objectivos da formação em supervisao concebida e implementada no âmbito do programa: a relevância do processo supervisivo; a centralidade da reflexão; a relação com o conhecimento e desenvolvimento profissional. Na discussao dos resultados destaca-se a importância atribuida ao processo supervisivo, reforcando a relevância da dimensao relacional neste processo. Menos expressivos sao os resultados relativos à centralidade da reflexão no processo em analise. No que diz respeito ao conhecimento profissional destacou-se o uso predominante das dimensoes relativas ao conhecimento do conteúdo, do curriculo, didatico, pedagogico e reflexivo. A dimensao relativa ao conhecimento científico foi a menos comum.

Palavras-chave


Supervisao; Conhecimento Profissional; Professores

Referências


ALARCÃO, I.; ROLDÃO, M. C. Supervisão: um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições Pedagogo, 2008.

ALARCÃO, I.; TAVARES, J. Supervisão da prática pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2 ed. Almedina: Coimbra, 2003.

CAMPOS, J.; GONÇALVES, T. Supervisão e avaliação: construção de registros e relatórios. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (Coleção Situações de Formação n. 5).

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

GALVÃO, C.; REIS, P. Um olhar sobre o conhecimento profissional dos professores: o estágio de Sofia. Revista de Educação, v. 11, n. 2, 165 178 p., 2002.

GONÇALVES, T. Investigar em Educação: fundamentos e dimensões da Investigação Qualitativa. In: ALVES, M. G.; AZEVEDO, N. R. (Eds.). Investigar em Educação desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. Monte da Caparica: UIED/FCT/UNL, 2010.

LEITE, T. Planeamento e conceção da ação de ensinar. Aveiro: Universidade de Aveiro. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (Coleção Situações de Formação n. 2).

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: revista de ciAancias da educação, Lisboa, n. 8, jan./abr., 2009.

NA“VOA, A. Percursos profissionais e aprendizagem ao longo da vida. In: Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: Ministério da Educação, 2008. 21-28 p.

REIS, P. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre educação, v. 15/16, 17-34 p., 2008.

ROLDÃO, M. C. et al. O conhecimento profissional dos professores: especificidade, construção e uso da formação ao reconhecimento social. Revista Brasileira de Formação de Professores, Goiânia, v. 1, n. 2, set. 2009.

ROLDÃO, M. C. Construção de planos individuais de trabalho e desenvolvimento profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (Coleção Situações de Formação n. 1).

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, 94-103 p., jan./abr. 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank