Analise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivo

Teresa N. R. Goncalves, Joana Campos

Resumo


No presente texto procura-se contribuir para a discussao dos processos de supervisao e de construção do conhecimento profissional, a partir da apresentação da analise dos pôsteres elaborados pelos professores envolvidos no programa de Supervisao, Acompanhamento e Avaliação do Periodo Probatorio de Professores. Na analise retomaram-se os objectivos da formação em supervisao concebida e implementada no âmbito do programa: a relevância do processo supervisivo; a centralidade da reflexão; a relação com o conhecimento e desenvolvimento profissional. Na discussao dos resultados destaca-se a importância atribuida ao processo supervisivo, reforcando a relevância da dimensao relacional neste processo. Menos expressivos sao os resultados relativos à centralidade da reflexão no processo em analise. No que diz respeito ao conhecimento profissional destacou-se o uso predominante das dimensoes relativas ao conhecimento do conteúdo, do curriculo, didatico, pedagogico e reflexivo. A dimensao relativa ao conhecimento científico foi a menos comum.

Palavras-chave


Supervisao; Conhecimento Profissional; Professores

Referências


ALARCAƒO, I.; ROLDAƒO, M. C. SupervisA£o: um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: EdiA§Aµes Pedagogo, 2008.

ALARCAƒO, I.; TAVARES, J. SupervisA£o da prA¡tica pedagA³gica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2 ed. Almedina: Coimbra, 2003.

CAMPOS, J.; GONA‡ALVES, T. SupervisA£o e avaliaA§A£o: construA§A£o de registros e relatA³rios. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (ColeA§A£o SituaA§Aµes de FormaA§A£o n. 5).

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

GALVAƒO, C.; REIS, P. Um olhar sobre o conhecimento profissional dos professores: o estA¡gio de Sofia. Revista de EducaA§A£o, v. 11, n. 2, 165 178 p., 2002.

GONA‡ALVES, T. Investigar em EducaA§A£o: fundamentos e dimensAµes da InvestigaA§A£o Qualitativa. In: ALVES, M. G.; AZEVEDO, N. R. (Eds.). Investigar em EducaA§A£o desafios da construA§A£o de conhecimento e da formaA§A£o de investigadores num campo multi-referenciado. Monte da Caparica: UIED/FCT/UNL, 2010.

LEITE, T. Planeamento e conceA§A£o da aA§A£o de ensinar. Aveiro: Universidade de Aveiro. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (ColeA§A£o SituaA§Aµes de FormaA§A£o n. 2).

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. SA­sifo: revista de ciAancias da educaA§A£o, Lisboa, n. 8, jan./abr., 2009.

NA“VOA, A. Percursos profissionais e aprendizagem ao longo da vida. In: Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: MinistA©rio da EducaA§A£o, 2008. 21-28 p.

REIS, P. As narrativas na formaA§A£o de professores e na investigaA§A£o em educaA§A£o. Nuances: estudos sobre educaA§A£o, v. 15/16, 17-34 p., 2008.

ROLDAƒO, M. C. et al. O conhecimento profissional dos professores: especificidade, construA§A£o e uso da formaA§A£o ao reconhecimento social. Revista Brasileira de FormaA§A£o de Professores, GoiA¢nia, v. 1, n. 2, set. 2009.

ROLDAƒO, M. C. ConstruA§A£o de planos individuais de trabalho e desenvolvimento profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (ColeA§A£o SituaA§Aµes de FormaA§A£o n. 1).

ROLDAƒO, M. C. FunA§A£o docente: natureza e construA§A£o do conhecimento profissional. Revista Brasileira de EducaA§A£o, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, 94-103 p., jan./abr. 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank