Eficacia docente no ensino da matematica

Suely da Silva Rodrigues

Resumo


Este estudo apresenta e analisa o perfil e as caracteristicas relacionadas à linguagem, estruturação, gestao da aula e interação com os alunos dos 53 professores das escolas estaduais de Sao Paulo considerados eficazes pelo Projeto Boas Praticas Docentes no Ensino da Matematica e que responderam ao Questionario do Professor desenvolvido exclusivamente para esta pesquisa. Alem disso, apresenta-se as caracteristicas socioeconômicas dos alunos, as medias de proficiencia em matematica no Saresp 2011 das turmas de 7º e 9º ano do EF e 3a serie do Ensino Medio desses professores e sua comparação com as medias das outras turmas da escola onde eles lecionam e, tambem, com as medias gerais do Estado na mesma edicao dessa avaliação. Analisando os dados obtidos, observou-se que o fato de um professor ser eficaz em uma serie ou turma nao garante que ele o seja em outra. Dentre os resultados dessa pesquisa destaca-se que mesmo em um grupo pequeno e selecionado de turmas, o nivel socioeconômico do professor e a gestao de classe quanto ao clima disciplinar da sala de aula fizeram diferenca no desempenho dos alunos.


Palavras-chave


Pratica docente; Gestao de classe; Ensino de matematica; Avaliação de desempenho

Referências


BALL, D. L. Research on teaching mathematics: making subject matter knowledge part of the equation. In: Brophy, J. (Ed.), Advances in research on teaching, v. 2, p.1-47, Greenwich: JAI Press, 1991.

BRESSOUX, P. As Pesquisas sobre o Efeito Escola e o Efeito Professor. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.38, dez. 2003.

CARNOY, M. A vantagem acadAamica de Cuba: por que seus alunos vão melhor na escola. São Paulo: Ediouro, 2009.

DAVIS, C. L. F. et al. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Estudos & Pesquisas Educacionais, n. 2, p. 81-165, 2011.

FONTANIVE, N. S.; KLEIN, R.; RODRIGUES, S. S. Boas Práticas Docentes no Ensino da Matemática. Estudos & Pesquisas Educacionais, n. 3, p. 195-277, 2012.

GARNICA, A. V. M. Um ensaio sobre as concepções de professores de matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 34, n. 3, set./dez. 2008.

GOE, L. The link between teacher quality and students outcomes: a Research Synthesis. National Comprehensive Center for Teacher Quality. Washington, 2007.

HILL, H. C. et al. Mathematical knowledge for teaching and the mathematical quality of instruction: an exploratory study. Cognition and Instruction, n. 26, p. 430 – 511, 2008.

HILL, H. C.; ROWAN, B.; BALL, D. L. Effects of teachers’ mathematical knowledge for teaching on student achievement. American Educational Research Journal, n. 42/2, p. 317 – 406, 2005.

HILL, H. C.; SCHILLING, S.G.; BALL, D. L. Developing measures of teachers’ mathematics knowledge for teaching. Elementary School Journal, n. 105, 11- 30, 2004.

INEP. Melhores práticas em escolas de ensino médio no Brasil. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2010.

LEMOV, D. Teach like a champion: 49 techniques that put on the path to college. San Francisco: Jossey-Bass, 2010.

MOREIRA, P.C.; DAVID, M. M. M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: AutAantica Editora, 2010.

NEWTON, X. et al. Value-Added Modeling of Teacher Effectiveness: an Exploration of Stability across Models and Contexts. Education Policy Analysis Archives, v. 18, n. 23, 2010.

PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. APM, Lisboa, p. 11-34, 2005.

PONTE, J. P. et al. A comunicação nas praticas de jovens professores de Matemática. Revista Portuguesa de Educação, 20(2), p. 39-74, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100005

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank