Avaliação por diferentes olhares: fatores que explicam o sucesso de escola carioca em area de risco

Douglas Teixeira Cardelli, Ligia Gomes Elliot

Resumo


A proposta ora formulada e um estudo avaliativo das relacoes estabelecidas entre alunos, gestores, comunidade do entorno, familiares, professores e tecnicos pedagogicos, de uma escola pública da regiao metropolitana do Rio de Janeiro. Inserida em uma area de risco, a escola vem apresentando, ao longo dos anos, resultados positivos em suas avaliações, o que se contrapoe a alguns paradigmas de fracasso escolar. No estudo, foram entrevistados alunos, gestores, professores, especialistas pedagogicos da escola, o que permitiu a obtencao de informações necessarias à avaliação do contexto escolar em todas as suas dimensoes para o desenvolvimento de práticas pedagogicas de sucesso. Os resultados da avaliação refletem que o bom desempenho dessa unidade escolar esta associado, de maneira geral, a fatores como: participação da familia e da comunidade na vida escolar, alta expectativa do professor com relação à aprendizagem dos alunos, participação ativa da equipe gestora, atencao dada às atividades realizadas no espaco escolar; realização de trabalho de casa pelos alunos; rede fisica conservada e acolhedora; proposta pedagogica definida com práticas contextualizadas e significativas, utilização de material de apoio pedagogico adequado.

Palavras-chave


Avaliação; Ensino Fundamental; Praticas pedagogicas; Fatores de sucesso escolar

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