Desempenho dos candidatos no vestibular e o sistema de cotas na UERJ

Alberto de Mello e Souza

Resumo


A reforma mais profunda ocorrida nas universidades públicas na última decada diz respeito à introdução de programas de ação afirmativa, para ampliar as oportunidades de negros de ingressarem na universidade. Recentemente, esta ocorrendo a preocupação de ampliar os beneficiarios, incluindo os candidatos que tenham cursado o ensino medio em escolas públicas. Existe uma diversidade de programas, refletindo a autonomia das universidades em definirem, principalmente, o grupo focal e o mecanismo de favorecer os estudantes nesse grupo. Esse mecanismo pode ser o sistema de cotas ou o sistema de bônus. O sistema de cotas reserva um percentual das vagas em cada carreira para os candidatos cotistas classificados; ja o bônus acresce à pontuação do candidato cotista um percentual que pode ser fixo ou variavel. No caso do bônus, os beneficiarios sao estudantes que cursaram o ensino medio. E inevitavel que haja um conflito entre eficiencia e equidade na implantação de um sistema de cotas. A perda de eficiencia esta na selecao de candidatos com uma pontuação menor. Neste caso, a pontuação obtida no vestibular e vista como um indicador de desempenho no curso. O ganho na equidade reflete as maiores oportunidades de acesso para os cotistas. Os resultados empiricos reforcam a importância do ambiente familiar no desempenho dos candidatos. Ambiente familiar e retratado pela escolaridade paterna e pela renda familiar. O prestigio academico, medido pela pontuação dos candidatos inscritos em cada carreira, tambem tem um comportamento expressivo e, ao que parece, representa o capital cultural exigido em cada carreira. Os candidatos que escolhem as carreiras de maior prestigio tem maiores chances de ser aprovados. Uma possivel correlação entre as variaveis que representam dimensoes do ambiente familiar, incluindo o prestigio das carreiras, nao foi observada. Com respeito às variaveis da escola, somente o turno noturno mostrou-se significativo e com o sinal negativo esperado.

Palavras-chave


Acao afirmativa; Bônus e cotas; Ambiente familiar; Grupo focal

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