A relação entre o desenvolvimento cognitivo e indicadores de comportamento e desenvolvimento pessoal, social e emocional na pré-escola

Karina Porciuncula de Almeida Rodrigues Santos, Tiago Lisboa Bartholo, Mariane Campelo Koslinski

Resumo


O artigo investiga as potencialidades de um questionário respondido por professores sobre comportamento e habilidades sócio-emocionais de crianças matriculadas na pré-escola – período inicial da escolarização obrigatória no Brasil. Baseado nesse instrumento, descreve a elaboração de indicadores de desatenção, hiperatividade-impulsividade e de desenvolvimento pessoal, social e emocional. Utiliza modelos de regressão linear multivariados para identificar fatores associados ao desenvolvimento cognitivo de crianças matriculadas no ingresso na pré-escola. Os resultados sugerem que crianças mais desatentas tendem a ter um desenvolvimento cognitivo menor, sobretudo em linguagem, no início da pré-escola. Os coeficientes estimados no modelo multivariado sugerem que o de Desenvolvimento Pessoal, Social e Emocional apresenta effect size de moderado a alto para linguagem e matemática. Implicações dos resultados para as políticas educacionais são apresentados.


Palavras-chave


Habilidades Socioemocionais; Desenvolvimento Cognitivo; Pré-Escola; Comportamento; Fatores Associados

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-403620220003003358

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