Estudos curriculares: desafios teoricos e metodologicos

Jose Augusto Pacheco

Resumo


Com fronteiras disciplinares muito permeaveis, os estudos curriculares tem enfrentado alguns desafios teoricos e metodologicos. Argumento, neste artigo, que a construção complexa da identidade e a analise de diversas abordagens, por vezes, contraditorias, dos estudos curriculares sao desafios que necessitam de ser debatidos criticamente. Inclui-se, ainda, uma breve referencia às tradicoes curriculares e aos desafios metodologicos centrados na pesquisa curricular, em Portugal. A leitura deste artigo torna-se, assim, fundamental para alunos de cursos de graduação e pos-graduação, bem como para professores e educadores ligados quer às questoes da educação e formação, em geral, quer às questoes do curriculo, que inclui tambem uma referencia à didatica e à pedagogia.

Palavras-chave


Estudos Curriculares; Teoria; Identidade; Pesquisa; Tradicoes

Referências


ALONSO, M. L. Inovação Curricular, Formação de Professores e Melhoria da Escola. Braga: Universidade do Minho, 1999.

ALVES, M. P. Currículo e Avaliação. Porto: Porto Editora, 2004.

ANDERSON-LEVITT, K. M. Globalization and Curriculum. In: CONNELLY, F. M. (Ed.). The Sage Handbook of Curriculum and Instruction. Los Angeles: Sage, 2008, p. 349-368.

APPLE, M. W. On Being a Scholar/Activist in Education. In: SHORT, E. C.; L. J. WAKS (Ed.). Leaders in Curriculum Studies. Rotterdam: Sense Publishers, 2010, p. 1-17.

APPLE, M. W. Políticas Culturais e Educação. Porto: Porto Editora, 1999.

APPLEBEE, A. N. Curriculum as Conversation. Chicago: The University of Chicago Press, 1996.

AUTIO, T. Subjectivity, Curriculum, and Society: between and beyond German Didaktik and Anglo-American Curriculum Studies. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2006.

BAKER, B. Provincializing Curriculum?: on the preparation of subjectivity for globality. Curriculum Inquiry, v. 40, n. 2, p. 221-240, 2010.

BEYER, L.; LISTON, D. Curriculum in Conflict: social visions, educational agendas and progressive school reform. New York: Teachers College Press, 1996.

BOAVIDA, J.; AMADO, J. Ciências da Educação: epistemologia, identidade e perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008.

BOBBITT, F. The Curriculum. New York: Hougthon Mifflin, 1918.

BOURDIEU, P. Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Edições 70, 2004.

BRUNER, J. The process of Education. Cambridge: Harvard University Press, 1960.

CANARIO, C. O Impacte Social das Ciências da Educação. In: ESTRELA, A., MENDES, P.; CHOURIÇO, J. (Org.). O Estado da Arte em Educação. Porto: SPCE, 2005, p. 13-28.

CARSON, T. R. Internationalizing Curriculum: globalization and the worldliness of Curriculum Studies. Curriculum Inquiry, [S.l.], v. 39, n. 1, p. 145-158, 2009.

CARVALHO, A. D. Epistemologia das Ciências da Educação. Porto: Edições Afrontamento, 1986.

CHARLOT, B. Educação e Globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, v. 4, p. 129-136, 2007.

CHARTERS, W. Curriculum Construction. New York: The Macmillan Company, 1923.

CHERRYHOLMES, C. Um Projeto Social para o Currículo: Perspetivas Pós-estruturais. In: SILVA, T. T. (Org.). Teoria Educacional Crítica e Tempos Pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993, p. 143-172.

CLARENCE, K. Curriculum, Policy & Globalization. Curriculum Inquiry, [S.l.], v. 41, n. 1, p. 57-61, 2011.

CONNELLY, F. M.; XU, S. The Landscape of Curriculum and Instruction: diversity and Continuity. In: CONNELLY, F. M. (Ed.). The Sage Handbook of Curriculum and Instruction. Los Angeles: Sage, 2008, p. 514-533.

DAY, C. Desenvolvimento Profissional de Professores. Porto: Porto Editora, 2001.

DILLON, J. T. The questions of curriculum. Journal of Curriculum Studies, [S.l.], v. 41, n. 3, p. 343-359, 2009.

DOYLE, W. Curriculum and Pedagogy. In: JACKSON, P. (Ed). Handbook of Research on Curriculum. New York: Macmillan Publishing Company, 1992, p. 486-516.

ESTEVES, M. M. A Investigação enquanto estratégia de formação de professores. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2002.

ESTRELA, A. O Tempo e o Lugar das Ciências da Educação. Porto: S.P.C.E.; Porto Editora, 1999.

______. Pedagogia, Ciência da Educação?. Porto: Porto Editora, 1992.

______. Teoria e Observação de classes. Porto: Porto Editora, 2004.

ESTRELA, M. T. As Ciências da Educação hoje. In: SOUSA, J. M. (Org.). Educação para o sucesso: políticas e atores. CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIAŠNCIAS DA EDUCAÇÃO, 9., 2007. Trabalhos apresentados... Madeira: Universidade da Madeira/ SPCE, 2007.

______. Complexidade da Epistemologia do Currículo. In: LEITE, C., PACHECO, J. A., MOREIRA, A. F.; MOURAZ, A. (Org.). Políticas, fundamentos e práticas do currículo. Porto: Porto Editora, 2011, p. 29-36.

FERNANDES, P. O Currículo do Ensino Básico em Portugal: Políticas, Perspetivas e Desafios. Porto: Porto Editora, 2011.

FLORES, M. A. Curriculum of Initial Teacher Education in Portugal: new contexts, old problems. Journal of Education for Teaching, [S.l.], v. 37, n. 4, p. 461- 470, 2011.

GABRIEL, C. T. Currículo e Epistemologia: sobre fronteiras do conhecimento escolar. In: LEITE, C., PACHECO, J. A, MOREIRA, A. F.; MOURAZ, A. (Org.). Políticas, fundamentos e práticas do Currículo. Porto: Porto Editora, 2011, p. 37-43.

GARCIA, R. L.; MOREIRA, A. F. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

GASPAR, I.; ROLDÃO, M. C. Elementos do desenvolvimento curricular. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.

GAZTAMBID-FERNANDEZ, R.; THIESSEN, D. There’s nothing as theoretical as good practice. Curriculum Inquiry, [S.l.], v. 39, n. 1, p. 1-14, 2009.

GIL, J. Disciplinas. In: ROMANO, R. (Dir.). Conhecimento. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Enciclopédia Einaudi, 2000, p. 329-348.

GOODLAD, J. I.; SU, Z. Organization of the Curriculum. In: JACKSON, P. (Ed.). Handbook of Research on Curriculum. New York: MacMillan Publishing Company, 1992, p. 327-344.

GOODSON, I. Currículo em mudança. Porto: Porto Editora, 2001.

GOUGH, N. Futures in Curriculum: the anticipatory generation of alternatives. Critical Studies in Education, [S.l.], v. 39, n. 1, p. 1-14, 2009. DOI: 10.1080/17508488709556219. Acesso em: 26 jun. 2010.

GOUGH, N. Locating Curriculum Studies in the Global Village. Journal of Curriculum Studies, [S.l.], v. 32, n. 2, p. 329-342, 2000.

GOUGH, Noel. A vision for Transnational Curriculum Inquiry. Transnational Curriculum Inquiry, [S.l.], v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: < http://nitinat.library.ubc.ca/ojs/index.php/tci.>. Acesso em: 13 jan. 2012.

GRUMET, M. R. Bitter milk: women and teaching. Amherst: The University of Massachusetts Press, 1988.

HANSEN, D. T. Curriculum and the Idea of Cosmopolitan Inheritance. Journal of Curriculum Studies, [S.l.], v. 40, n. 3, p. 289-312, 2008. Disponível em:< http://www2.uwstout.edu/content/jaaacs/vol2/pinar_exile.htm>. Acesso em: jan. 2012.

HANSEN, D. T., BURDICK-SHEPHERD, S., CAMMARANO, C.,; OBELLEIRO, G. Education, values, and valuing in cosmopolitan perspective. Curriculum Inquiry, [S.l.], v. 39, n. 5, p. 587-612, 2009.

JOHNSON, M. Definições e modelos na teoria do currículo. In: MESSICK, R., PAIXÃO, L.; BASTOS, L. R. (Org.). Currículo: análise e debate. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980, p. 13-32.

KENNEDY, R. Toward a cosmopolitan curriculum of forgiveness. Curriculum Inquiry, [S.l.], v. 41, n. 3, p. 373-393, 2011.

KLIEBARD, H. K . The tyler rationale. The School Review, [S.l.], v. 78, n. 2, p. 259-272, 1970.

LEITE, C. O Currículo e o Multiculturalismo no Sistema Educativo PortuguAas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

LIBA‚NEO, J. C. (Org.). Temas de Pedagogia: diálogos entre currículo e didática. São Paulo, Cortez Editora, 2011.

LIMA, L. Editorial. Investigar em Educação, São Paulo, v. 2, n.1, p. 7-11, 2003.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A. Cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Lisboa: Edições 70, 2010.

MACEDO, E.; LOPES, A. C. Teorias de Currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

MAGUIRE, M. (2010). Towards a sociology of the global teacher. In: APPLE, M.; BALL, S.; GANDIN, L. (Ed.). The Routledge international handbook of the Sociology of Education. New York: Routledge, 2010, p. 58-68.

MALEWSKI, E. (Ed.). Curriculum studies handbook: the next moment. New York: Routledge, 2010a.

MALEWSKI, E. A way of knowing in the future of curriculum studies. In: MALEWSKI, E. (Ed.). Curriculum studies handbook: the next moment. New York: Routledge, 2010b, p. 534-539.

MARTINAND, L. Didática e didáticas: esboço problemático. In: ESTRELA, A. (Org.). Investigação em educação, teorias e práticas (1960-2005). Lisboa: Educa, 2007, p. 147-168.

MOREIRA, A. F. A Qualidade e o Currículo na Escola Básica Brasileira. In: LEITE, C., PACHECO, J. A, MOREIRA, A. F.; MOURAZ, A. (Org.). Políticas, Fundamentos e Práticas do Currículo. Porto: Porto Editora, 2011, p.319-334.

MOREIRA, A. F. The curriculum field in Brazil: emergence and consolidation. In: PINAR, W. F. (Ed.). International Handbook of Curriculum Research. London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2003a. p. 171-184.

MOREIRA, A. F. Por entre ficções e descentramentos: discussões atuais de Currículo e a Psicologia da Educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 2003. Anais... Poço de Caldas: ANPED, 2003b.

MORGADO, J. C. Currículo e Profissionalidade Docente. Porto: Porto Editora, 2005.

MORRIS, M. Back up group: here comes the (post) reconceptualization. Journal of Curriculum Theorizing, [S.l.], v. 21, n. 4, p. 3-12, 2005.

MOURAZ, A. As Tarefas Epistemológicas dos Estudos Curriculares. In: LEITE, C., PACHECO, J.A, MOREIRA, A. F.; MOURAZ, A. (Org.). Políticas, Fundamentos e Práticas do Currículo. Porto: Porto Editora, 2011, p. 44-52.

NA“VOA, A. Eu pedagogo me confesso: diálogos com Rui Grácio. Inovação, São Paulo, v. 14, n. 1-2, p. 9-33, 2001.

OLIVEIRA, M. R. Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. 3. ed. Campinas: Papirus Editora, 2001.

OLIVEIRA, M. R. A Reconstrução da didática: elementos teórico-metodológicos. 4. ed. Campinas: Papirus Editora, 2002.

OLIVEIRA, M. R. A Prática de Ensino da Didática no Brasil: introduzindo a temática. 12 ed. In: ANDRAÉ, M. E.; OLIVEIRA, M. R. (Org.). Alternativas no Ensino da Didática. Campinas: Papirus Editora, 2011, p. 7-18.

PACHECO, J. A. Notas para uma síntese de uma década de consolidação dos estudos curriculares. Investigar em Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 227-273, 2002.

PACHECO, J. A. Estudos Curriculares: para a compreensão crítica da educação. Porto: Porto Editora, 2005.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. 3. ed. Porto: Porto Editora, 2006.

PACHECO, J. A. Currículo, investigação e mudança. In: CNE (Org.). A educação em Portugal (1986-2006): alguns contributos de investigação. Lisboa: CNE, 2007, p. 79-148.

PACHECO, J. A. Whole, bright, deep with understanding: life story and Politics of Curriculum Studies: In-between William Pinar and Ivor Goodson. Rotterdam/Taipei: Sense Publishers, 2009.

PACHECO, J. A. Ciências da Educação e Investigação: o pesadelo que é o presente. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, [S.l.], v. 12, p. 15-18, 2010. Disponível em: < http://sisifo.fpce.ul.pt.>. Acesso em: 26 abr. 2010.

PACHECO, J. A. Curriculum studies: the State of the Field. In: LEITE, C., PACHECO, J. A, MOREIRA, A. F.; MOURAZ, A. (Org.). Políticas, Fundamentos e Práticas do Currículo. Porto: Porto Editora, 2011a, p. 44-52.

PACHECO, J. A. Discursos e lugares das CompetAancias em Contextos de Educação e Formação. Porto: Porto Editora, 2011b.

PACHECO, J. A. Currículo e Gestão Escolar no Contexto das Políticas Educacionais. Revista Brasileira de Administração Educacional, São Paulo, v. 20, n. 36, p. 115-138, 2011c.

PACHECO, J. A. Curriculum Studies: what is the Field today?. Journal of The American Association for the Advancement of Curriculum Studies, [S.l], v. 8, n. 1. p. 1-25, 2012.

PACHECO, J. A.; SEABRA, F. S. Curriculum Field in Portugal: emergence, research, and europeanization. In: PINAR, W.; AUTIO, T. (Org.). International Handbook of Curriculum Research. London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2013.

PAGE, R. N. Foreword. In: SHORT, E. C.; WAKS, L. J. (Ed.). Leaders in Curriculum Studies: Intellectual Self-Portraits. Rotterdam: Sense Publishers, 2009.

PINAR, W. F. (Ed.). Curriculum Theorizing: the reconceptualists. Berkeley, CA: McCutchan, 1975.

PINAR, W. F. What is the reconceptualization?. Journal of Curriculum Theorizing, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 93-104, 1979.

PINAR, W. F. (Ed.). International Handbook of Curriculum Research. London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2003.

PINAR, W. F. The Synoptic text today and other essays: curriculum development after reconceptualization. New York: Peter Lang, 2006.

PINAR, W. O Que é a teoria do Currículo? Porto: Porto Editora, 2007a.

PINAR, W. F. Intellectual advancement through disciplinarily: verticality and horizontality in curriculum studies. Rotterdam: Sense Publishers, 2007b.

PINAR, W. F. Curriculum Theory since 1950, crisis, reconceptualization, internationalization. In: CONNELLY, M.; FANG, H.; PHILLION, J. (Ed.). The Sage Handbook of Curriculum and Instruction. Los Angeles: Sage, 2008, p. 491-513.

PINAR, W. F. The Worldliness of a Cosmopolitan Education: passionate lives in public service. New York: Routledge, 2009.

PINAR, W. F. The next moment. In: MALEWSKI, E. (Ed.). Curriculum Studies Handbook: the next moment. New York: Routledge, 2010a, p. 528-533.

PINAR, W. F. The Primacy of the Particular. In: MALEWSKI, E. (Ed.). Curriculum Studies Handbook: the next moment. New York: Routledge, 2010b, p. 143-152.

PINAR, W. F. Introduction. In: PINAR, W. F. (Ed.). Curriculum Studies in South Africa: intellectual Histories & Present Circumstances. New York: Palgrave Macmillan, 2010c, p. 1-18.

PINAR, W. F. The character of curriculum studies: bildung, currere, and the recurring of the subject. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

PINAR, W. F.; GRUMET, M. R. Theory and Practice and the Reconceptualization of Curriculum Studies. In: LAWN, M.; BARTON, L. (Ed.). Rethinking Curriculum Studies: a radical approach. New York: Croom Helm London, 1981, p. 20-42.

PINAR, W. F., REYNOLDS, W. M, SLATTERY, P.; TAUBMAN, P. M. (Ed.). Understanding curriculum: an introduction to the Study of Historical and Contemporary Curriculum Discourses. New York: Peter Lang, 1995.

POPPER, K. O Mito do contexto: em defesa da Ciência e da Racionalidade. Lisboa: Edições 70, 2009.

RITZER, G. The Globalization of nothing. 2. ed. London: Pine Forge Press, 2007.

ROLDÃO, M. C. O Currículo como projeto: o papel das Escolas e dos Professores. In: MARQUES, R.; ROLDÃO, M. C. (Org.). Reorganização e Gestão Curricular no Ensino Básico. Lisboa: Texto Editora, 1998, p. 11-21.

ROLDÃO, M. C. Os Professores e a Gestão do Currículo: perspectivas e práticas de análise. Porto: Porto Editora, 1999.

ROLDÃO, M. C. Diferenciação Curricular Revisitada. Porto: Porto Editora, 2003.

ROLDÃO, M. C. Formação e Práticas de Gestão Curricular: crenças e equívocos. Porto: Edições Asa, 2005a.

ROLDÃO, M. C. Saber Educativo e Culturas Profissionais: contributos para uma Construção/Desconstrução Epistemológica. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIAŠNCIAS DA EDUCAÇÃO, 7., 2005. Castelo Branco: SPCE, 2005b.

ROLDÃO, M. C. Um currículo de currículos. Lisboa: Edições Cosmos, 2011.

SCHUBERT, W. H. Curriculum in theory. In: CONNELLY, F. M. (Ed.). The Sage Handbook of Curriculum and Instruction. Los Angeles: Sage, 2008, p. 391-395.

SCHWAB, J. J. The practical: a language for curriculum. The School Review, [S.l.], v. 78, n. 1, p. 1-23, 1970.

SLATTERY, P. Curriculum development in the Postmodern Era. 2. nd ed. New York: Routledge, 2006.

SNAZA, N. Thirteen theses in the question of state in Curriculum Studies. In: MALEWSKI, E. (Ed.). Curriculum Studies Handbook: the next moment. New York: Routledge, 2010, p. 43-56.

SILVA, T. T. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2000.

SOUSA, F. Diferenciação Curricular e Deliberação Docente. Porto: Porto Editora, 2010.

TEODORO, A. Educação, Globalização e Neoliberalismo: os novos modos de Regulação Transnacional das Políticas de Educação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. 2010.

TODD, S. Toward an Imperfect Education: facing humanity, rethinking cosmopolitanism. Boulder & London: Paradigm, 2009.

TYLER, R. Basic principles of Curriculum and Instruction. Chicago: The University of Chicago Press, 1949.

VEIGA-NETO, A. Equidade, igualdade e diferença: implicações para o Currículo. In: LEITE, C., PACHECO, J. A, MOREIRA, A. F.; MOURAZ, A. (Org.). Políticas, Fundamentos e Práticas do Currículo. Porto: Porto Editora, 2011, p. 54-61.

WEBER, M. Sobre a teoria das Ciências Sociais. Lisboa: Editora Presença, 1977.

WESTBURY, I. Making curricula: why do states make curricula, and how? In: CONNELLY, F. M. (Ed.). The Sage handbook of curriculum and instruction. Los Angeles: Sage Publications, 2008, p. 45-65.

YOUNG, M. An approach to the study of curricula as Socially Organized Knowledge. In: YOUNG, M. (Ed.). Knowledge and control: new directions for the Sociology of Education. London: Collier Macmillan Publishers, 1971, p. 19-46.

YOUNG, M. Currículo e Conhecimento. Porto: Porto Editora, 2010a.

YOUNG, M. Curriculum theory and the problem of knowledge: a personal journey and an unfinished project. In: MALEWSKI, E. (Ed.), Curriculum Studies Handbook: the next moment. New York: Routledge, 2010b, p. 219-230.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank