A avaliação educacional na produção científica vista por meio de análise de redes sociais
Resumo
Esse trabalho busca conhecer como a avaliação educacional vem sendo retratada nas produções científicas brasileiras. Por meio da análise bibliométrica e de redes, registramos, ao longo de 19 anos (1998-2017), 49 revistas, 174 artigos, 440 autores, 290 palavras-chave e 4.283 referências. Desses dados, notamos que a maioria dos debates se caracteriza pelo enfoque no nível superior, pela autoria filiada a instituições públicas, assim como por tecer abordagens mais centradas nas validações de testes do que na qualidade da Educação. Dos resultados, destacam-se a USP como a instituição com maior número de publicações; o periódico “Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação”, por concentrar o maior número de publicações na área de Educação e o autor Wagner Andriola, da UFC, como o pesquisador mais referenciado. Essas e outras decorrências da pesquisa apontam para a necessidade de intensificarmos estudos no campo da avaliação da Educação, a fim de melhor conhecermos nossas fragilidades para, então, propormos correção de rotas e redefinirmos metas.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-403620210002903135
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