A formação do professor da Educação Basica entre politicas públicas e pesquisas educacionais: uma experiencia no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais
Resumo
Palavras-chave
Referências
ANPED. ASSOCIAA‡AƒO NACIONAL DE PESQUISA E PA“S-GRADUAA‡AƒO EM EDUCAA‡AƒO. Editorial: 40 anos de pA³s-graduaA§A£o em educaA§A£o no Brasil. Revista Brasileira de EducaA§A£o, n. 30, nAºmero especial, set./out./nov./dez, 2005.
ANPED. ASSOCIAA‡AƒO NACIONAL DE PESQUISA E PA“S-GRADUAA‡AƒO EM EDUCAA‡AƒO. PolAtica e GestA£o da EducaA§A£o BA¡sica, 2006. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2010.
BOOTE, D.; et al. O. Da histA³ria e do futuro da formaA§A£o de professores no CanadA¡ inglAas: a tradiA§A£o na prA¡tica dos formadores dos professores. In: TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofAcio de professor: histA³ria, perspectivas e desafios internacionais. PetrA³polis, RJ: Vozes, 2008.
BRASIL. RelatA³rio do Exame Nacional de AvaliaA§A£o Discente dos cursos de CiAancias BiolA³gicas, EducaA§A£o FAsica e de QuAmica da UFVJM. BrasAlia, DF: ENADE/ MEC/ INEP, 2009.
CAPES. COORDENAA‡AƒO DE APERFEIA‡OAMENTO DO PESSOAL DE NAVEL SUPERIOR. Pronunciamento da Diretoria de EducaA§A£o BA¡sica Presencial da Capes. BrasAlia, DF: CAPES, 2009. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2010.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, polAticas e prA¡ticas: especificidades e desafios de uma A¡rea de saber. Revista Brasileira de EducaA§A£o, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, jan./abr., p. 7-18, 2006.
LANG, V. A profissA£o do professor na FranA§a: permanAancia e fragmentaA§A£o. In: TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofAcio de professor: histA³ria, perspectivas e desafios internacionais PetrA³polis, RJ: Vozes, 2008.
LELIS, I. A construA§A£o social da profissA£o docente no Brasil: uma rede de histA³rias. In: TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofAcio de professor: histA³ria, perspectivas e desafios internacionais. PetrA³polis, RJ: Vozes, 2008.
MAROY, C. O modelo do prA¡tico reflexivo diante da enquete na BA©lgica. In: TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofAcio de professor: histA³ria, perspectivas e desafios internacionais. PetrA³polis, RJ: Vozes, 2008.
MOON, R. As polAticas reformistas: transiA§A£o na formaA§A£o dos professores na Inglaterra. In: TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofAcio de professor: histA³ria, perspectivas e desafios internacionais. PetrA³polis, RJ: Vozes, 2008.
PERRENOUD, P. As Altas Escolas PedagA³gicas (HEP) suAA§as entre a forma escolar e a forma universitA¡ria: as questAµes. In: TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofAcio de professor: histA³ria, perspectivas e desafios internacionais. PetrA³polis, RJ: Vozes, 2008.
SOARES, A. S. Bacharel ou licenciado: ser ou nA£o ser, eis a questA£o. In: ENCONTRO NACIONAL DE EXTENSAƒO, 13., 2006, Minas Gerais. Anais... Belo Horizonte: PUCMinas, 2006.
SOARES, A. S. Licenciatura versus bacharelado: a cultura da polarizaA§A£o na formaA§A£o inicial dos professores. PoAesis PedagA³gica, GoiA¡s, v. 9, n.1, jan/jun., p.109-123, 2011.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofAcio de professor: histA³ria, perspectivas e desafios internacionais. PetrA³polis, RJ: Vozes, 2008.
UFVJM. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. ProdocAancia: diagnA³stico das licenciaturas, 2010. (RelatA³rio parcial mimeografado).
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.