A formação do professor da Educação Basica entre politicas públicas e pesquisas educacionais: uma experiencia no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais

Ademilson de Sousa Soares

Resumo


O estudo apresenta reflexoes acerca da natureza do oficio de professor, reafirmando o valor da pesquisa educacional como elemento de ligação entre a formação inicial do futuro docente e o exercicio profissional do professor da ativa. O texto destaca a importância de que os projetos de pos-graduação em educação sejam desenvolvidos a partir do dialogo com os cursos de formação de professores e com a realidade das escolas brasileiras de Educação Basica. Alem disso, o trabalho reafirma o papel indutor das politicas educacionais no sentido de aproximar a Universidade da Escola de Educação Basica como meta fundamental para a ação pública em todas as instâncias do sistema educacional brasileiro. O projeto Prodocencia da UFVJM, que busca consolidar os cursos de licenciatura a partir dessa aproximação e desse dialogo, e apresentado como exemplo desse papel indutor das politicas públicas educacionais.

Palavras-chave


Educação Basica; Politicas Educacionais; Pos-graduação em Educação; Prodocencia da UFVJM

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