Aprendizagem Baseada em Problemas: um metodo de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas

Eli Borochovicius, Jussara Cristina Barboza Tortella

Resumo


O metodo da Aprendizagem Baseada em Problemas tem como proposito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expoe a situacoes motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho. Analisamos o desenvolvimento do metodo no curso de administração de uma universidade do estado de Sao Paulo, especificamente, nas disciplinas de financas, que envolvem conceitos teoricos e matematicos. Utilizamos quatro instrumentos na coleta de dados: analise documental; entrevistas com professores, ex-diretores e o diretor em exercicio; questionario com alunos e observação. Para o presente artigo trazemos informações sobre os pressupostos teoricos do referido metodo, a analise documental e entrevistas com o total de professores do eixo tematico de financas, que trouxeram as suas experiencias de sala de aula. Os resultados obtidos indicam que e necessario o aprimoramento na pratica docente.

Palavras-chave


avaliação; ensino superior; ABP

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