Exploração de instrumentos de avaliação de idiomas e seus princípios
Resumo
Os instrumentos que os professores de línguas utilizam para avaliar a aprendizagem dos alunos raramente são estudados e são uma fonte significativa de informações sobre como a aprendizagem e o ensino são concebidos. O objetivo da pesquisa é analisar 205 instrumentos de avaliação fornecidos por professores de inglês. Este é um estudo de caso exploratório, onde os princípios de avaliação da linguagem analisados foram Autenticidade, Validade, Equidade, Confiabilidade e Praticidade. Estes 205 instrumentos de avaliação foram analisados através da utilização de uma rubrica analítica, que considerou os princípios da avaliação linguística como critérios. Por meio das diferentes análises foi possível concluir que a avaliação tradicional é favorecida sobre a avaliação autêntica e quatro agrupamentos diferentes revelam que os princípios de avaliação da linguagem manifestam-se em diferentes graus em cada tipo de instrumento. Curiosamente, embora a aprendizagem de línguas seja principalmente sobre como as pessoas tentam se comunicar com outras, os professores ainda estão enfatizando a avaliação do conhecimento de gramática e vocabulário em vez de ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de comunicação em língua estrangeira por meio de técnicas e procedimentos autênticos de avaliação, autoavaliação e coavaliação.
Palavras-chave
Referências
BRINDLEY, G.; WIGGLESWORTH, G. Access: issues in English language test design and delivery. Sydney, Australia: Macquarie University, National Centre for English Language, 1997.
BROWN, H.D. Language assessment: Principles and classroom practices. New York: Pearson Longman, 2004.
BURTON, K. A framework for determining the authenticity of assessment tasks: applied to an example in law. Journal of Learning Design, 4 (2), 20-28, 2011.
CHANDIO, M.; JAFFERI, S. Teaching English as a language not subject by employing formative assessment. Journal of Education and Educational Development, 2 (2), 151 – 171, 2015.
COOMBE, C. (2018). An A to Z of second language assessment: How language teachers understand. Assessment Concepts. London, UK: British Council, 2018.
DAVIS, B.G. Quizzes, Test and Exams. In DAVIS, B.G. (Eds.). Tools for Teaching (pp.241-242). San Francisco: Jossey-Bass, 1993.
FREY, B. et al. Defining Authentic Classroom Assessment. Practical assessment, research and evaluation, 17 (2), 1-18, 2012.
FRODDEN, M. et al. Analysis of Assessment Instruments Used in Foreign Language Teaching. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, 9 (15), 171 - 208, 2004.
FULCHER, G.; DAVIDSON, F. Language testing and assessment: An advanced resource book. Routledge Applied Linguistic: New York, 2007.
HAKUTA, K.; JACKS, L. Guidelines for the assessment of English language learners. Educational Testing Service (ETS). Stanford University, 2009.
HAIR, J. et al. Multivariate data analysis. 5th Edition, Prentice Hall, New Jersey, 1998.
HUBLEY, N. Introduction to issues in language assessment and terminology. In A Practical Guide to Assessing English Language Learners (pp. 13–30). Michigan: University of Michigan Press ELT, 2007.
KANE, M. Validity and fairness. Language testing, 27(2), 177-182, 2010.
KUNNAN, A. Test fairness. In KUNNAN, A. (Eds.). European language testing in a global context (pp. 27–48). Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
MARTINIC, S.; VILLALTA, M. La gestión del tiempo en la sala de clases y los rendimientos escolares en escuelas con jornada completa en Chile. Perfiles Educativos, 37(147), 28-49, 2015.
MCCRAY, G.; BRUNFAUT, T. (2016). Investigating the construct measured by banked gap-fill items: Evidence from eye-tracking. Language Testing, 35(1), 51–73. doi:10.1177/0265532216677105
MONTGOMERY, K. Authentic tasks and rubrics: Going beyond traditional assessments in college teaching. College teaching, 50(1), 34-40, 2002.
MOSKAL, B. M.; Leydens, J. A. (2000). Scoring rubric development: Validity and reliability. Practical assessment, research & evaluation, 7(10), 71-81, 2000.
QIAOCHAN, L. (2018). Application of Task-based Language Assessment in College English Writing Teaching. Advances in Social Science, Education And Humanities Research, 290, 404-408.
REYNISDÓTTIR, B. B. The efficacy of authentic assessment: A practical approach to second language testing. May/2016. 31 pages. Thesis (Bachelor's degree) University of Iceland, Iceland, 2016. Retrieved from http://hdl.handle.net/1946/24391
SCHONLAU, M. et al. Automatic Classification of Open-Ended Questions: Check-All-That-Apply Questions. Social Science Computer Review, 20 (10), 1-11. doi:10.1177/0894439319869210
SCULLY, D. (2017). Constructing multiple-choice Items to Measure higher-order thinking. Practical Assessment, Research & Evaluation, 22(4), 1-13. Available online: http://pareonline.net/getvn.asp?v=22&n=4
TOMLINSON, B.; MASUHARA, H. The Complete Guide to the Theory and Practice of Materials Development for Language Learning. New York: Wiley-Blackwell, 2017.
WONG, V. et al. The use of authentic materials at tertiary level, ELT Journal, 49 (4), 318–322, 1995. doi:10.1093/elt/49.4.318
XI, X. (2010). How do we go about investigating test fairness? Language Testing, 27(2), 147–170, 2010. doi:10.1177/0265532209349465
ZIMMARO, D. M. Developing grading rubrics. 2004. Retrieved from Measurement and evaluation center: University of Texas at Austin Blackboard website: http://bsuenglish101.pbworks.com/f/rubricshandout.pdf
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-403620210002902851
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)