Exploração de instrumentos de avaliação de idiomas e seus princípios

Claudio Díaz Larenas, Alan Jara Díaz, Yesenia Rosales Orellana, María José Sanhueza Villalón

Resumo


Os instrumentos que os professores de línguas utilizam para avaliar a aprendizagem dos alunos raramente são estudados e são uma fonte significativa de informações sobre como a aprendizagem e o ensino são concebidos. O objetivo da pesquisa é analisar 205 instrumentos de avaliação fornecidos por professores de inglês. Este é um estudo de caso exploratório, onde os princípios de avaliação da linguagem analisados foram Autenticidade, Validade, Equidade, Confiabilidade e Praticidade. Estes 205 instrumentos de avaliação foram analisados através da utilização de uma rubrica analítica, que considerou os princípios da avaliação linguística como critérios. Por meio das diferentes análises foi possível concluir que a avaliação tradicional é favorecida sobre a avaliação autêntica e quatro agrupamentos diferentes revelam que os princípios de avaliação da linguagem manifestam-se em diferentes graus em cada tipo de instrumento. Curiosamente, embora a aprendizagem de línguas seja principalmente sobre como as pessoas tentam se comunicar com outras, os professores ainda estão enfatizando a avaliação do conhecimento de gramática e vocabulário em vez de ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de comunicação em língua estrangeira por meio de técnicas e procedimentos autênticos de avaliação, autoavaliação e coavaliação.


Palavras-chave


Avaliação; Ferramentas de Avaliação; Princípios de Avaliação Linguística; Professores; Ingleses

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-403620210002902851

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