Indice Socioeconômico das Escolas de Educação Basica Brasileiras
Resumo
Palavras-chave
Referências
ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opinião Pública, v. 15, n. 1, p.1-30, 2009.
ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, v.39, n.1, p. 177-194, 2013.
BLAU, P. M.; DUNCAN, O. D. The American Occupational Structure. New York: Wiley. 1967.
BOURDIEU, P; PASSERON, J-C. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino (5º Ed.). Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
COLEMAN, J. S. et al. Equality of educational opportunity. Washington, DC: U.S. Government Printing Office, 1966.
DUNCAN, O. D. A Socioeconomic Index for All Occupations. In: REISS, A. J. (Ed.). Occupations and Social Status. New York: Free Press. 1963, p. 109-138.
ERICKSON, R.; GOLDTHORPE, J. H. The CASMIN Project and the American Dream. European Sociological Review, vl. 8, p. 283-306. 1992.
FRANCO, C. et al. O Referencial teórico na construção dos questionários contextuais do SAEB 2001. Estudos em Avaliação Educacional, v.28, jul-dez, p.39-74. 2003.
FRANCO, C.; BROOKE, N.; ALVES, F. T. Estudo longitudinal sobre qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005. Ensaio: Avaliação e Políticas s Públicas em Educação, v.16, p.625-637, 2008.
GANZEBOOM, H. B. G. A New International Socio-economic Index [ISEI] of Occupational Status for the International Standard Classification of Occupation 2008 [ISCO-08] constructed with data from the ISSP 2002-2007; with an analysis of quality of occupational measurement in ISSP. Paper presented at Annual Conference of International Social Survey Programme, Lisbon, May 1 2010. (Disponível em: http://www.harryganzeboom.nl/Pdf/index.htm, em 01/12/2013).
GANZEBOOM, H. B. G.; DE GRAAF, P.; TREIMAN, D. A Standard International Socio-Economic Index of Occupational Status. Social Science Research, v.21, p.1-56. 1992.
HAMBLETON, R. K. Principles and selected applications of Item Response Theory. In: LINN, R. (Ed.). Educational measurement. 3. ed. Washington, DC: American Council on Education and the National Council on Measurement in Education, 1993. p.147-200.
HOUSER, R. M.; WARREN, J.; R. Socioeconomic Index of Occupational Status: A Review, Update, and Critique. In: RAFTERY, A. (ed.). Sociological Methodology, Cambridge: Blackwell. 1997, p. 177-298.
JENCKS, C. et al. Inequality: a Reassessment of the Effect of Family and Schooling in America. New York: Basic Books, 1972.
MARKS. G. N. The Measurement of Socioeconomic Status for the Reporting of Nationally Comparable Outcomes of Schooling. National Education Performance Monitoring Taskforce. [Draft Report]. Australian Council for Educational Research & Sociology Program Research School of Social Sciences Australian National University, march, 2000.
NERI, M. A nova classe média: o lado brilhante da base da pirâmide, Rio de Janeiro: FGV: Centro de Políticas Sociais / Editora Saraiva, 2012.
PASTORE, J. Desigualdade e mobilidade social no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 1979.
PASTORE, J.; SILVA, N. V. Mobilidade Social no Brasil. São Paulo: Markron. 2000.
SAMEJIMA, F. Estimation of latent ability using a response pattern of graded scores. Psychometrika, New York, v. 17, Monograph Supplement, n. 4, Part 2, 1969.
SANTOS, J. A. F. Uma classificação socioeconômica para o Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.20, n.58, p.27-45, 2005.
SCALON, M. C. Mapeando Estratos: Critérios para Escolha de uma Classificação. Dados - Revista de Ciências Sociais, v.41, n.2, p. p.337-375, 1998.
SOARES, J. F.; COLLARES, A. C. M. Recursos Familiares e o Desempenho Cognitivo dos Alunos do Ensino Básico Brasileiro. Dados - Revista de Ciências Sociais, v.49, n.3, p.615-650, 2006.
SOARES, J. F.; ANDRADE, R. J. Nível socioeconômico, qualidade e equidade das escolas de Belo Horizonte. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.14, n.50, p.107-126. 2006.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)