O Desempenho Academico como Indicador de Qualidade da Transicao Ensino Medio-Educação Superior

Caterine Vila Fagundes, Maria Beatriz Luce, Sebastian Rodriguez Espinar

Resumo


Este artigo deriva de estudo e teve como objetivo propor um modelo de avaliação do desempenho academico dos estudantes que transitam da Educação Basica para a Educação Superior a partir da abordagem teorica das transicoes. Mais especificamente, buscou-se conhecer fatores associados ao exito na transicao Ensino Medio–Educação Superior. Neste sentido, apresentam-se perspectivas de analise acerca do desempenho academico, bem como diversas de suas definicoes ou conceitos. Os procedimentos metodologicos da pesquisa, por sua vez, sao do tipo ex post fato e compreendem uma aplicação descritiva com enfoque preditivo e de desenvolvimento longitudinal. O modelo de avaliação proposto foi validado nos cursos de licenciatura em Letras, Historia, Matematica e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Constatou-se, a partir de analise descritiva e de regressao, que os antecedentes dos alunos de Matematica e Biologia apresentam diferencas significativas com relação ao dos alunos de Letras e Historia; e que a formação recebida na educação basica, principalmente no Ensino Medio, e fator fundamental no desempenho academico durante os dois primeiros semestres de estudos universitarios.

Palavras-chave


Desempenho Academico; Educação Superior; Transicao Academica

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