A apropriação de habilidades de leitura e escrita na alfabetização: estudo exploratorio de dados de uma avaliação externa

Gladys Rocha, Raquel Fontes Martins

Resumo


Este trabalho analisa o desenvolvimento de habilidades de escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental, referenciando-se na avaliação em larga escala da alfabetização, de carater longitudinal, denominada Programa de Avaliação da Educação Basica do Estado do Espirito Santo – Paebes Alfa. Os dados de escrita sao analisados tambem em sua interlocução com a leitura. Assim, alem de serem discutidos tipos de itens de escrita utilizados nessa avaliação externa à escola, realiza-se uma analise que oferece contribuicao para a apreensao de diferencas entre habilidades de leitura e de escrita, ainda frequentemente entendidas como “faces de uma mesma moeda”, ou seja, como aprendizagens que ocorrem simultânea e indistintamente. Como a analise aqui feita indica, na consolidação do processo de alfabetização, habilidades de decodificação tendem a ocorrer antes de habilidades de codificação.

Palavras-chave


Avaliação externa; Escrita; Ensino Fundamental; Paebes Alfa

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank