Espaco Comum de Ensino Superior da Uniao Europeia, America Latina e Caribe (ECES – UEALC): Nova forma de incorporação dependente?

Zacarias Gama, Raquel Villardi

Resumo


Tres objetivos norteiam este texto que toma como objeto a construção do Espaco Comum de Educação Superior – Uniao Europeia, America Latina e Caribe (ECES-UEALC): demonstrar que a imposicao de uma racionalidade neoliberal aos sistemas de educação superior da regiao, por meio de processos de avaliação, visa superar crencas e procedimentos, e estandardizar e universalizar metodos e processos; destacar o processo de alinhamento das instituicoes de educação superior da America Latina e Caribe ao Espaco Europeu de Educação Superior – EEES; examinar o alcance do que pode ser uma nova forma de incorporação da America Latina e Caribe. A tese central que procura discutir considera que a construção do ECES-UEALC com a utilização de meios de conformação das universidades da regiao a determinados parâmetros e indicadores de qualidade apenas conformam-nas aos interesses dos paises centrais da acumulação capitalista, e ao que esta sendo chamado de sociedade do conhecimento.

Palavras-chave


Avaliação institucional; Sistemas de educação superior; Dependencia academica; ECES-UEALC

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