Conhecimento tecnologico dos professores de Matematica sobre quadros interativos segundo as politicas públicas de formação continua

Patricia Alexandra da Silva Ribeiro Sampaio

Resumo


O Plano Tecnologico da Educação foi o maior programa de modernização tecnologica das escolas portuguesas e era composto por tres eixos: Tecnologia, Conteúdos e Formação. Apresenta-se um estudo sobre o impacto destas politicas públicas nas práticas dos docentes sobre o uso de quadros interativos (QI). Aplicou-se um questionario a 453 docentes de Matematica de Portugal e concluiu-se que estes consideram que possuem um nivel bom em TIC, usam-nas com frequencia nas aulas, consideram ser detentores de conhecimento tecnologico sobre QI, mas ainda e visivel uma dispersao de uso. Os docentes sentem maior necessidade de aperfeicoamento da capacidade de usar os QI para proporcionar aos alunos diferentes oportunidades de aprendizagem e praticar Matematica. A frequencia em formação continua no âmbito destas politicas trouxe melhorias significativas no conhecimento tecnologico dos docentes sobre esta ferramenta, mas ainda ha um longo caminho a percorrer para o desenvolvimento do TPACK Matematico.

Palavras-chave


Quadro interativo; TPACK Matematico; Formação continua; Politicas públicas

Referências


Amado, N., & Carreira, S. (2008). Utilizacao pedagogica do computador por professores estagiarios de Matematica – diferencas na pratica da sala de aula. In Canavarro, A., Moreira, D. & Rocha, M. (Org), Tecnologias e educacao matematica (pp. 286-299). Vieira de Leiria: SEM/SPCE.

Area, M. (2010). El proceso de integracion y uso pedagogico de las TIC en los centros educativos. Un estudio de caso. Revista de Educacion, 352, 77-97.

Beauchamp, G., & Kennewell, S. (2010). Interactivity in the classroom and its impact on learning. Computers & Education, 54, 759-766.

Direcao-Geral de Estatisticas da Educação e Ciencia – DGEEC. (2014). Estatisticas da Educação 2012/2013. Lisboa: DGEEC.

Fernandes, J., & Vaz, O. (1998). Porque usar tecnologia nas aulas de Matematica? Boletim da SPM, 39, 43-55.

Ferreira, A., & Meirinhos, M. (2011). Utilizacao de quadros interactivos multimedia numa escola do ensino basico. In Conferencia iberica: inovacao na educacao com TIC (pp. 337-351). Braganca: Instituto Politecnico de Braganca.

Goodison, T. (2002). ICT and attainment at primary level. British Journal of Educational Technology, 33(2), 201-211.

Guskey, T. (2002). Professional Development and Teacher Change. Teachers and Teaching: theory and practice, 8(3/4), 381-391.

Koehler, M., & Mishra, P. (2005). What happens when teachers design Educational Technology? The development of Technological Pedagogical Content Knowledge. Journal Educational Computing Research, 32(2), 131-152.

Lopes, H. (2010). Relatorio de resultados do inquerito aos adultos sobre o Plano Tecnologico da Educação. Lisboa: Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressao Portuguesa - Universidade Catolica Portuguesa.

Miller, D., Glover, D., & Averis, D. (2005). Presentation and pedagogy: the effective use of interactive whiteboards in mathematics lessons. In: Hewitt, D. & Noyes, A. (Org), VI British congress of mathematics education, Proceedings of the sixth BSRLM, 25(1) (pp. 105-112). London: British Society for Research into Learning Mathematics. Disponivel em http://bit.ly/bsrlm25iwbmiller.

Miller, D., Glover, D., & Averis, D. (2008). Enabling enhanced mathematics teaching with interactive whiteboards (Final Report for the National Centre for Excellence in the Teaching of Mathematics). Staffordshire: Keele University. Disponivel em http://bit.ly/iwbreport.

Mishra, P., & Koehler, M. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017–1054.

Niess, M. (2006). Guest Editorial: Preparing teachers to teach mathematics with technology. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 6(2). Disponivel em http://www.citejournal.org/vol6/iss2/mathematics/article1.cfm.

Palis, G. (2010). O conhecimento tecnologico, pedagogico e do conteúdo do professor de Matematica. Educação Matematica Pesquisa, 12(3), 432-451.

Reis, C. (2014). O quadro interativo e o desenvolvimento da interacao dialogica na aula de Matematica. (Tese de Mestrado, Universidade de Evora, Evora).

Sampaio, P., & Coutinho, C. (2012). Ensinar Matematica com TIC: em busca de um referencial teorico. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46(2), 91-109.

Sampaio, P., & Coutinho, C. (2013a). Quadros interativos na educacao: uma avaliacao a partir das pesquisas da area. Educação e Pesquisa, Sao Paulo, 39(3), 741-756.

Sampaio, P., & Coutinho, C. (2013b). Ensinar com tecnologia, pedagogia e conteúdo. Paidei@, 5(8). Disponivel em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br.

Sampaio, P., & Coutinho, C. (2013c). Teach Mathematics with technology: put into practice a theoretical framework. In Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2013 (pp. 4852-4857). Chesapeake, VA: AACE. Disponivel em http://www.editlib.org/p/48897.0.

Santos, E. (2000). O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais dos professores. Quadrante, 9(2), 55-81.

Silva, R. (2005). Gestao da Aprendizagem e do Conhecimento. In Silva, R. & Silva, A. (Org), Educação, Aprendizagem e Tecnologia – Um Paradigma para Professores do Seculo XXI (pp. 41-65). Lisboa: Edicoes Silabo.

Vaz, J. (2012). Formacao Continua de Professores em TIC: Auto-eficacia e Utilizacao. (Tese de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa).

Vicente, C., & Melao, N. (2009). A adopcao do quadro interactivo pelos professores de matematica do 3º CEB: um estudo empirico nas escolas da Guarda. Educação, Formacao & Tecnologias, 2(2), 41-57. Disponivel em http://eft.educom.pt.

Warwick, P., Hennessy, S., & Mercer, N. (2011). Promoting teacher and school development through co-enquiry: developing interactive whiteboard use in a ‘dialogic classroom’. Teachers and Teaching, 17(3), 303-324.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank