Conhecimento tecnologico dos professores de Matematica sobre quadros interativos segundo as politicas públicas de formação continua
Resumo
Palavras-chave
Referências
Amado, N., & Carreira, S. (2008). Utilizacao pedagogica do computador por professores estagiarios de Matematica – diferencas na pratica da sala de aula. In Canavarro, A., Moreira, D. & Rocha, M. (Org), Tecnologias e educacao matematica (pp. 286-299). Vieira de Leiria: SEM/SPCE.
Area, M. (2010). El proceso de integracion y uso pedagogico de las TIC en los centros educativos. Un estudio de caso. Revista de Educacion, 352, 77-97.
Beauchamp, G., & Kennewell, S. (2010). Interactivity in the classroom and its impact on learning. Computers & Education, 54, 759-766.
Direcao-Geral de Estatisticas da Educação e Ciencia – DGEEC. (2014). Estatisticas da Educação 2012/2013. Lisboa: DGEEC.
Fernandes, J., & Vaz, O. (1998). Porque usar tecnologia nas aulas de Matematica? Boletim da SPM, 39, 43-55.
Ferreira, A., & Meirinhos, M. (2011). Utilizacao de quadros interactivos multimedia numa escola do ensino basico. In Conferencia iberica: inovacao na educacao com TIC (pp. 337-351). Braganca: Instituto Politecnico de Braganca.
Goodison, T. (2002). ICT and attainment at primary level. British Journal of Educational Technology, 33(2), 201-211.
Guskey, T. (2002). Professional Development and Teacher Change. Teachers and Teaching: theory and practice, 8(3/4), 381-391.
Koehler, M., & Mishra, P. (2005). What happens when teachers design Educational Technology? The development of Technological Pedagogical Content Knowledge. Journal Educational Computing Research, 32(2), 131-152.
Lopes, H. (2010). Relatorio de resultados do inquerito aos adultos sobre o Plano Tecnologico da Educação. Lisboa: Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressao Portuguesa - Universidade Catolica Portuguesa.
Miller, D., Glover, D., & Averis, D. (2005). Presentation and pedagogy: the effective use of interactive whiteboards in mathematics lessons. In: Hewitt, D. & Noyes, A. (Org), VI British congress of mathematics education, Proceedings of the sixth BSRLM, 25(1) (pp. 105-112). London: British Society for Research into Learning Mathematics. Disponivel em http://bit.ly/bsrlm25iwbmiller.
Miller, D., Glover, D., & Averis, D. (2008). Enabling enhanced mathematics teaching with interactive whiteboards (Final Report for the National Centre for Excellence in the Teaching of Mathematics). Staffordshire: Keele University. Disponivel em http://bit.ly/iwbreport.
Mishra, P., & Koehler, M. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017–1054.
Niess, M. (2006). Guest Editorial: Preparing teachers to teach mathematics with technology. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 6(2). Disponivel em http://www.citejournal.org/vol6/iss2/mathematics/article1.cfm.
Palis, G. (2010). O conhecimento tecnologico, pedagogico e do conteúdo do professor de Matematica. Educação Matematica Pesquisa, 12(3), 432-451.
Reis, C. (2014). O quadro interativo e o desenvolvimento da interacao dialogica na aula de Matematica. (Tese de Mestrado, Universidade de Evora, Evora).
Sampaio, P., & Coutinho, C. (2012). Ensinar Matematica com TIC: em busca de um referencial teorico. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46(2), 91-109.
Sampaio, P., & Coutinho, C. (2013a). Quadros interativos na educacao: uma avaliacao a partir das pesquisas da area. Educação e Pesquisa, Sao Paulo, 39(3), 741-756.
Sampaio, P., & Coutinho, C. (2013b). Ensinar com tecnologia, pedagogia e conteúdo. Paidei@, 5(8). Disponivel em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br.
Sampaio, P., & Coutinho, C. (2013c). Teach Mathematics with technology: put into practice a theoretical framework. In Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2013 (pp. 4852-4857). Chesapeake, VA: AACE. Disponivel em http://www.editlib.org/p/48897.0.
Santos, E. (2000). O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas profissionais dos professores. Quadrante, 9(2), 55-81.
Silva, R. (2005). Gestao da Aprendizagem e do Conhecimento. In Silva, R. & Silva, A. (Org), Educação, Aprendizagem e Tecnologia – Um Paradigma para Professores do Seculo XXI (pp. 41-65). Lisboa: Edicoes Silabo.
Vaz, J. (2012). Formacao Continua de Professores em TIC: Auto-eficacia e Utilizacao. (Tese de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa).
Vicente, C., & Melao, N. (2009). A adopcao do quadro interactivo pelos professores de matematica do 3º CEB: um estudo empirico nas escolas da Guarda. Educação, Formacao & Tecnologias, 2(2), 41-57. Disponivel em http://eft.educom.pt.
Warwick, P., Hennessy, S., & Mercer, N. (2011). Promoting teacher and school development through co-enquiry: developing interactive whiteboard use in a ‘dialogic classroom’. Teachers and Teaching, 17(3), 303-324.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)