Avaliação institucional em Ciencias Biologicas nas modalidades presencial e a distância: percepcao dos egressos

Dirceu Esdras Teixeira, Luiz Carlos dos Santos Ribeiro, Keila Mara Cassiano, Masako Oya Masuda, Marlene Benchimol

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou evidenciar a percepcao dos egressos de Cursos de Ciencias Biologicas do Estado do Rio de Janeiro como indicador de avaliação institucional. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionario online, composto de perguntas multiopcionais e uma dissertativa. Este foi respondido por 241 egressos, sendo 83 da modalidade de ensino a distância e 158 de ensino presencial. Os resultados revelaram que os egressos do ensino a distância foram os mais satisfeitos em relação à Graduação que cursaram, considerando-a como “otima”. A analise de conteúdo mostrou que a maior insatisfação entre os egressos do Curso presencial foi que o Curso deveria oferecer melhor preparação para o mercado de trabalho. Outros topicos – necessidade de melhorias na infraestrutura, aumento das atividades práticas em campo, renovação e atualização da grade curricular, e qualidade dos professores – tambem foram comentados em maior frequencia.

Palavras-chave


Egressos; Ciencias Biologicas; Avaliação educacional

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