Avaliação da satisfação de alunos por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria da Resposta ao Item

Fernando de Jesus Moreira Junior, Andreia Zanella, Luis Felipe Dias Lopes, Enio Júnior Seidel

Resumo


O objetivo deste estudo foi utilizar a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como ferramenta para a avaliação da satisfação dos alunos das disciplinas de Estatistica Basica e Estatistica Geral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi aplicado o Modelo de Resposta Gradual (MRG), por meio do qual foi criada uma escala de medida para a satisfação, em que foram posicionados os itens de satisfação e os respondentes, numa mesma unidade de medida. Os resultados mostraram que
MRG da TRI foi adequado para a analise dos dados, permitindo a identificação de itens problematicos, a construção de uma escala para a satisfação dos alunos e a identificação de niveis âncoras. Os achados irao permitir que os responsaveis pelo ensino da Estatistica na instituicao possam identificar em que e possivel melhorar os procedimentos para que tal ensino seja cada vez mais satisfatorio.

Palavras-chave


Teoria da Resposta ao Item; Modelo de Resposta Gradual; Avaliação da satisfação; Alunos

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