Efetividade da expansão universitária pública no Brasil: comparação entre a situação de alunos egressos e evadidos
Resumo
A partir de 2007, com a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Brasil dobrou e democratizou as vagas no ensino superior público no intervalo de uma década. Porém, essa rápida expansão tem levado a críticas quanto à perda de qualidade do ensino superior público. O objetivo do trabalho é comparar a situação no mercado de trabalho entre os alunos egressos com os evadidos de quatro cursos que representam essa política de expansão. Para tanto, empregaram-se os testes não paramétricos da Binomial e de Mann-Whitney para comparar a situação entre os grupos de estudantes egressos e evadidos da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). Os resultados dos egressos analisados foram preocupantes, demonstrando um alto número de alunos desempregados e, entre os empregados, poucos trabalham na sua área de formação, levantando dúvidas da efetividade da política de expansão de vagas no ensino superior realizada no Brasil.
Palavras-chave
Referências
ADRIOLA, W. B.; ARAUJO, A. C. Uso de indicadores para diagnóstico situacional de instituições de ensino superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 100, p. 645-63, May 2018. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601062
BAGGI, C. A. D. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 16, n. 2, p. 355-74, 2011. https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000200007
BRANDALISE, M. A. T. Avaliação dos cursos de graduação na perspectiva dos egressos: um indicador de avaliação institucional. In: ANPED SUL SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais.. Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul, 2012.
BRASIL. Decreto Nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o programa de apoio aos planos de reestruturação e expansão das universidades federais - REUNI. Diário Oficial da União, Apr. 25, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Sistema E-MEC: cursos de licenciatura em educação do campo - LEDOC. Brasília, DF, 2015.
CASTRO, A. K. S. S.; TEIXEIRA, M. A. P. Evasão universitária: modelos teóricos internacionais e o panorama das pesquisas no Brasil. Psicologia Argumento, v. 32, p 9-17, 2014. https://doi.org/10.7213/psicol..argum.32.s02.AO01
FERRÃO, M. E.; ALMEIDA, L. S. Multilevel modeling of persistence in higher education. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 100, p. 664-83, July/Sept. 2018. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601610
FIGUEIREDO, N. G. S.; SALLES, D. M. R. Educação profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 356-92, Apr. 2017. https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002500397
GOMES, M. J. et al. Evasão acadêmica no ensino superior: estudo na área da saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 12, n. 1, p. 6-13, 2010.
HANFF, B. B. C.; CEOLIN, T.; BRICK, E. M. Formação inicial de professores por área do conhecimento: o curso de licenciatura em educação do campo da UFSC. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB, 1., 2013, Amargosa. Anais… Amargosa, BA: Universidade do Recôncavo Baiano, 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Sinopses estatísticas da educação superior: graduação. Brasília, DF, 2017. Avaliable in: . Accessed in: Aug.15, 2018.
LIMA, E. E.; MACHADO, L. R. S. Reuni e expansão universitária na UFMG de 2008 a 2012. Educação & Realidade, v. 41, n. 2, p. 383-406, 2016. https://doi.org/10.1590/2175-623654765
MACEDO, D. B. et al. Formação do acadêmico do curso de agronegócio: da evasão a empregabilidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA ZOOTEC 2015: DIMENSÕES TECNOLÓGICAS E SOCIAIS DA ZOOTECNIA, 15., 2015, Fortaleza. Anais… Brasília, DF: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2015.
MELLO, A. B. F. Consulta sobre a abrangência da habilitação do curso de licenciatura plena em Ciências da Natureza e Matemática, ministrado pela Universidade Federal de Ouro Preto, unidade de Santa Bárbara/MG. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008. Avaliable in: . Accessed in: May12, 2019.
MOLINA, M. C.; ROCHA, M. I. A. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores: reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 220-53, July/Dec. 2014.
MORAES, M. C. B.; KALNIN, G. F. Qualidade na educação superior: uma revisão teórica da evolução conceitual no campo da educação superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 100, p. 530-51, July/Sept. 2018. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601114
MORGADO, P. R. et al. Avaliação do curso e da situação profissional e acadêmica dos egressos da gestão ambiental da ESALQ/USP. REMEA: Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 27, p. 69-83, July/Dec. 2011. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3252
NAZARETH, H. R. S. Curso básico de estatística. 12. ed. São Paulo, SP: Afiliada, 1999.
PRADO FILHO, F. J. et al. Inserção do engenheiro ambiental da escola de minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no mercado de trabalho. Ouro Preto, MG: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013.
PRESTES, E. M. T.; FIALHO, M. G. D. Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 100, p. 869-89, July/Sept. 2018. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601104
RIVA, C.; SCHOENINGER, A. K. Inserção dos egressos do curso de administração no mercado de trabalho. Unoesc & Ciência - ACSA, v. 6, n. 1, p. 107-14, June 2015.
SANTOS, J.; SILVA M. A. P.; SANTOS, G. S. Evasão na educação superior: um estudo preliminar na UFRB. COLOQUIO DE GESTIÓN UNIVERSITARIA, 13, 2011, Cruz das Almas. Anais… Florianopolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
SANTOS NETO, A. A. D.; AZEVEDO, D. B. D. Evolução e perspectivas do curso de graduação em gestão do agronegócio no Brasil: perfil dos estudantes e profissionais. E&G: Revista Economia e Gestão, v. 13, n. 32, p. 107-29, May/Aug. 2013. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p107
SARAIVA R. C. F.; DINIZ. J. D. A. S. Universidade de Brasília: trajetória da expansão nos 50 anos. Brasília, DF: Movimento, 2012.
SILVA, J. M; NUNES, R. S.; JACOBSEN, A. L. O programa de acompanhamento dos egressos da Universidade Federal de Santa Catariana: a definição do perfil dos estudantes no período 1970 – 2011. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMERICA DO SUL, 11, 2011, Florianópolis. Anais… Florianopolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
SOUSA, A. P. R.; COIMBRA, L. J. P.; SOUSA, M. S. Reforma universitária e as consequências para a qualidade da educação superior pública: o caso da Universidade Federal do Maranhão. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 5, 2011, São Luís. Anais... São Luís, MA: Universidade Federal do Maranhão, 2011.
TEIXEIRA, D. E. et al. Avaliação institucional em ciências biológicas nas modalidades presencial e a distância: percepção dos egressos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. 86, p. 159-80, Jan./Feb. 2015. https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100006 (era TEIXEIRA 2014)
TOKARNIA, M. Novo presidente terá de garantir mais vagas no ensino superior. Agência Brasil, Sept. 7, 2018. Avaliable in: . Accessed in: Feb. 15, 2018.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB. Novo anuário estatístico da UnB: período 2010 a 2014. Brasília, DF, 2015.
VIZIA, B. Para cada ano de estudo, renda aumenta 15%, mostra a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Gazeta Mercantil Online - SP, Oct. 10, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701864
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)