Percepções de professores universitários para a construção de uma cultura de paz
Resumo
A investigação apresentada busca determinar as percepções subjacentes à comunidade do professor universitário sobre a cultura da paz. Em um processo de transformação da cultura da violência, com a responsabilidade de contribuir para a transmissão dos elementos para uma construção que gere mudança social. A pesquisa foi trabalhada a partir do paradigma qualitativo, do tipo interpretativo e da análise dos resultados obtidos pela triangulação de uma pesquisa não estruturada, aplicada aos professores, que participaram de forma livre e voluntária. As pessoas foram questionadas sobre os episódios que limitam ou restringem a construção de uma cultura de paz, a percepção que têm sobre os acordos, para saber se confiam ou não neles e, finalmente, se essa cultura de paz está considerando uma experiência de vida que faz parte do cotidiano dos envolvidos. Os professores concordam principalmente que os colombianos não confiam no processo de paz porque não é bem explicado e tem muitos inimigos. Eles disseram que os principais atores da guerra fizeram coisas pelas costas da democracia e até mentiram para os cidadãos. A idade foi considerada como variável organizadora, levando em consideração vários elementos. Em primeiro lugar, os períodos de violência vividos por cada grupo de idades foram diferentes, a linguagem utilizada pelos professores é diferente de acordo com a faixa etária. Em segundo lugar, as didáticas e as pedagogias diferem entre uma e outra e a construção histórica da vida tem visões diferentes de acordo com a experiência e os anos vividos.
Palavras-chave
Referências
ARIAS GÓMEZ, D. H. La memoria y la enseñanza de la violencia desde estrategias audiovisuales. Revista Colombiana de Educación, Bogotá, n. 71, p. 253-278, 2016. Disponible en: http://www.scielo.org.co/pdf/rcde/n71/n71a10.pdf. Acceso en: 27 jul. 2019.
BAJAJ, M. Critical peace education. In: BAJAJ, M. (ED.). Encyclopedia of peace education. Greenwich: Age, 2008. p. 135-146.
BOURDIEU, P. El sentido práctico. Buenos Aires: Siglo XXI, 2007.
BOURDIEU, P. La distinción: criterios y bases sociales del gusto. Madrid: Taurus. 1988.
BOQUÉ TORREMORELL, M. C., et al. La cultura de paz en la Educación para la ciudadanía y los derechos humanos en los libros de texto de Educación primaria. Perfiles Educativos, México, DF, v. 36, n. 146, p. 80-97, 2014. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=13232069006. Acceso en: 20 ene. 2018.
BRUNER, J. Actos de significado más allá de la revolución. Madrid: Alianza, 1990.
CISTERNA CABRERA, F. Categorización y triangulación como procesos de validación del conocimiento en investigación cualitativa. Theoría. Chillán, v. 4, n. 1, p. 61-71, 2005. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29900107. Acceso en: 27 feb. 2017.
COLEMAN, P.T. et al. Intractable conflict as an attractor: a dynamical systems approach to conflict escalation and intractability. American Behavioral Scientist, Thousand Oaks, v. 50, n. 11. p. 1454-1475, Jul. 2007. https://doi.org/10.1177/0002764207302463
GALTUNG, J. Tras la violencia 3R: reconstrucción, reconciliación, resolución. Bilbao: Gernika Gogoratuz, 1998. (Colección Red Gernika).
KANT, I. Kant’s gesammelte Schrift en pequeñas percepciones e ilustración en leibniz y Kant. Berlin: Königlich Preußischen Akademie der Wissenschaften und ihren Nachfolgern; 1902.
KEMPF, W.; GUTIÉRREZ VILLALOBOS, S. Los medios y la cultura de paz. Berlin: Regener; 2001.
LAWLER, D. Kant, autoconciencia y actualidad del principio de apercepción en la literatura analítica reciente. Azafea: Revista de Filosofía, Salamanca, v. 4, p. 211-239, 2002. httpa://doi.org/10.14201/3737
MARTÍNEZ-FREIRE, P. F. La naturaleza representacional de la mente según Leibniz. In: SÁNCHEZ RODRÍGUEZ, M.; RODERO, S. (eds.). Leibniz en la filosofía y la ciencia modernas. Granada: Comares, 2010. p. 247-263.
MÍNGUEZ-ALCAIDE, X. Un proceso de diálogo multiactor para la paz en el País Vasco. Convergencia, Toluca, v. 24, n. 73, p. 37-60, ene./abr.2017. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-14352017000100037. Acceso en: 15 jul 2017.
MONTERO, L. Prefacio. In: KEMPF, W.; GUTIÉRREZ VILLALOBOS, S. Los medios y la cultura de paz. Berlin: Regener; 2001. p. 7-12.
NOWAK, A. et al. Sustainable peace: a dynamical systems perspective. In: COLEMAN, P. T.; DEUTSCH, M. (eds.). Psychological components of sustainable peace. [S. l.]: Springer Science Business Media, 2012. p. 265-281. (Peace psychology book series).
PADILLA, A.; BERMÚDEZ, A. Normalizar el conflicto y desnormalizar la violencia: retos y posibilidades de la enseñanza crítica de la historia del conflicto armado colombiano. Revista Colombiana de Educación, Bogotá, n. 71, p. 219-251, jul./dic. 2016. Disponible en: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-39162016000200009. Acceso en: 27 jul. 2019.
PEÑA CASTELLANOS, M. Geopolítica de las emociones: Narrativas de maestras sobre conflicto armado y construcción de paz en la escuela. Revista Ciudad Paz-ando, Bogotá, v. 10, n. 2, p. 54-61, jul.-dic. 2017. https://doi.org/10.14483/2422278X.12798
ROJAS VERA, L. R., et al. Comunicación, conflictos y cultura de paz: percepción en grupos de estudiantes universitarios. Reflexión Política, Bucaramanga, v. 8, n. 15, p. 52-63, jun. 2006.
SAINTOUT, F. J. Jóvenes e incertidumbres: percepciones de un tiempo de cambios: familia, escuela, trabajo y política. Tesis (Doctorado en Ciencias Sociales) – Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Buenos Aires, 2007.
TORRES GÁRNEZ, L. Historia reciente en la escuela colombiana: acercamiento a las nociones de memoria, historia y conflicto. Revista Colombiana de Educación, Bogotá, n. 71, p. 165-185, 2016. Disponible en: http://www.scielo.org.co/pdf/rcde/n71/n71a07.pdf. Acceso en: 17 ene. 2018.
UNESCO. Informe final. In: REUNIÓN DE CONSULTA SOBRE EL PROGRAMA DE CULTURA DE PAZ, 1., Paris, 1994. Disponible en: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001001/100167sb.pdf. Acceso en: 17 ene. 2018.
UNESCO. Unesco’s transdisciplinary project “Towards a Culture of Peace”. Paris: Unesco, 1998. Disponible en: http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001177/117753eo.pdf. Acceso en: 17 ene. 2018.
UNESCO. Cómo contribuye la UNESCO a edificar una cultura de paz y al desarrollo sostenible. In: UNSECO GENERAL CONFERENCE, 36., 2011, Paris. Documento de información[…] Disponible en: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002138/213800s.pdf. Acceso en: 17 ene. 2018.
VALLACHER, R. R. et al. Rethinking intractable conflict: the perspective of dynamical systems. American Psychologist, Washington, DC, v. 65, n. 4, p. 262-278, may-june 2010. https://doi.org/10.1037/a0019290
VARGAS MELGAREJO, L. M. Sobre el concepto de percepción. Alteridades, México, DF, v. 4, n. 8, p. 47-53, 1994. Disponible en: http://www.redalyc.org/pdf/747/74711353004.pdf. Acceso en: 17 ene. 2018.
VYGOTSKY, L. S. El desarrollo de los procesos sicológicos superiores. Barcelona: Crítica, 1978.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002801809
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)