O papel da internacionalização do ensino superior na produção científica brasileira

Claudia Daniele de Souza, Daniela De Filippo, Elias Sanz Casado

Resumo


Este artigo analisa a internacionalização do ensino superior no Brasil entre os anos 2000-2015. Centra-se em publicações científicas indexadas em bases de dados internacionais com foco na colaboração internacional. Através de uma abordagem bibliométrica, obteve-se a evolução da produção em colaboração e sua relação com impacto e visibilidade. Os indicadores do programa “Ciência sem Fronteiras” também foram considerados para analisar seu possível impacto na internacionalização. Os resultados mostram que a produção em colaboração teve oscilações, mas o número de citações recebidas e o quartil dos periódicos de publicação melhoraram consideravelmente com a colaboração internacional. Os principais colaboradores são países beneficiários de estudantes e pesquisadores que participam de programas de mobilidade internacional, incluindo o Ciência sem Fronteiras.


Palavras-chave


Internacionalização; Colaboração científica; Mobilidade acadêmica; Indicadores bibliométricos; Brasil

Referências


ACOSTA , G. E . Globalización e internacionalización de la educación superior: un enfoque epistemológico . Omnia , Maracaibo , v. 19 , n. 1 , p. 75 - 85 , ene./abr . 2013 .

ADAMS , J. D. et al . Scientific teams and institutional collaborations: evidence from U.S. universities, 1981-1999 . Research Policy , v. 34 , n. 3 , p. 259 - 85 , abr . 2005 . https://doi.org/10.1016/j.respol.2005.01.014

ALPERIN , J. P. Brazil’s exception to the world-class university movement . Quality in Higher Education , v. 19 , n. 2 , p. 158 - 72 , jul . 2013 . https://doi.org/10.1080/13538322.2013.802573

ALTBACH , P. G. ; KNIGHT , J. The internationalization of higher education: motivations and realities . Journal of Studies in International Education , v. 11 , n. 3-4 , p. 290 - 305 , sep . 2007 . https://doi.org/10.1177/1028315307303542

ARCHANJO , R . Knowledge without borders: policies for post-modern migrations . DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 32 , n. 2 , p. 515 - 41 , ago . 2016 . https://doi.org/10.1590/0102-4450790718885409696

CHAIMOVICH , H . Brasil, ciência, tecnologia: alguns dilemas e desafios . Estudos Avançados , São Paulo , v. 14 , n. 40 , p. 134 - 43 , sep./dic . 2000 . https://doi.org/10.1590/S0103-40142000000300014

DE FILIPPO , D .; SANZ CASADO , E .; GÓMEZ , I . Quantitative and qualitative approaches to the study of mobility and scientific performance: a case study of a Spanish university . Research Evaluation , v. 18 , n. 3 , p. 191 - 200 , sep . 2009 . https://doi.org/10.3152/095820209X451032

GLÄNZEL , W. ; MOED , H. F. Journal impact measures in bibliometric research . Scientometrics , v. 53 , n. 2 , p. 171 - 93 , feb . 2002 . https://doi.org/10.1023/A:1014848323806

GÓMEZ CARIDAD , I. ; BORDONS GANGAS , M. Limitaciones en el uso de los indicadores bibliométricos para la evaluación científica . Política Científica , n. 46 , p. 21 - 5 , 12 . 1996 .

GONZÁLEZ , J. H. Internacionalización de la educación superior . Universidades , n. 33 , p. 3 - 10 , ene./abr . 2007 .

LETA , J. ; CHAIMOVICH , H. Recognition and international collaboration: the brazilian case . Scientometrics , v. 53 , n. 3 , p. 325 - 35 , mar . 2002 . https://doi.org/10.1023/A:1014868928349

LIMA JUNIOR , P. et al. Taxas longitudinais de retenção e evasão: uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior . Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro , v. 27 , n. 102 , p. 157 - 78 , ene./mar . 2019 . https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002701431

LIMA , M. C. ; MARANHÃO , C. S. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) , Sorocaba, v. 14 , n. 3 , p. 583 - 610 , sep . 2009 . https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000300004

LUCCHESI , M. A. S. ; MALANGA , E. B. The internacionalization of higher education: an analysis of the science without borders program in Brazil, paths and challenges . Revista Internacional de Ciencias Sociales , Madrid , v. 3 , n. 1 , mar . 2014 .

LUCE , M. B. ; FAGUNDES , C. V. ; MEDIEL , O. G. Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) , Sorocaba , v. 21 , n. 2 , p. 317 - 40 , jul . 2016 . https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200002

MOROSINI , M. C. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal . Educação em Revista , Belo Horizonte , v. 27 , n. 1 , p. 93 - 112 , abr . 2011 . https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100005

MOURA , A. M. M. et al . Panorama da produção conjunta entre Brasil e Espanha indexada na WoS entre 2006-2012: indicadores de atividade, especialização e colaboração . Informação & Sociedade: Estudos , João Pessoa , v. 25 , n. 1 , p. 67 - 82 , ene./abr . 2015 .

NARIN , F. ; STEVENS , K. ; WHITLOW , E. S. Scientific co-operation in Europe and the citation of multinationally authored papers . Scientometrics , v. 21 , n. 3 , p. 313 - 23 , jul . 1991 . https://doi.org/10.1007/BF02093973

PACKER , A. L. ; MENEGHINI , R. Articles with authors affiliated to brazilian institutions published from 1994 to 2003 with 100 or more citations: I - the weight of international collaboration and the role of the networks . Anais da Academia Brasileira de Ciências , Rio de Janeiro , v. 78 , n. 4 , p. 841 - 53 , 12 . 2006 . https://doi.org/10.1590/S0001-37652006000400017

PEREIRA , V. M. Arranjos de uma política: uma análise sobre o programa ciência sem fronteiras . NAU Social , Salvador , v. 6 , n. 10 , p. 103 - 17 , mayo/oct . 2015 .

PERSSON , O. ; GLÄNZEL , W. ; DANELL , R. Inflationary bibliometric values: the role of scientific collaboration and the need for relative indicators in evaluative studies . Scientometrics , v. 60 , n. 3 , p. 421 - 32 , ago . 2004 . https://doi.org/10.1023/B:SCIE.0000034384.35498.7d

PRAVDIC , N. ; OLUIC-VUKOVIC , V. Distribution of scientific productivity: ambiguities in the assignment of author rank . Scientometrics , v. 20 , n. 1 , p. 131 - 44 , 1 . 1991 . https://doi.org/10.1007/BF02018151

QIANG , Z . Internationalization of higher education: towards a conceptual framework . Policy Futures in Education , v. 1 , n. 2 , p. 248 - 70 , jun . 2003 . https://doi.org/10.2304/pfie.2003.1.2.5

RÍOS GÓMEZ , C. ; HERRERO SOLANA , V . La producción científica latinoamericana y la ciencia mundial: una revisión bibliográfica (1989-2003) . Revista Interamericana de Bibliotecología , Medellín , v. 28 , n. 1 , p. 43 - 61 , ene./jun . 2005 .

SANTIN , D. M. ; VANZ , S. A. S. ; STUMPF , I. R. C. Internacionalização da produção científica brasileira: políticas, estratégias e medidas de avaliação . Revista Brasileira de Pós-Graduação , Brasília , v. 13 , n. 30 , 12 . 2016 . https://doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.923

SAVELEVA , N. N . Un modelo de entrenamiento orientado a la formación personalizada de licenciados de perfil técnico para industrias de alta tecnología . Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro , v. 27 , n. 102 , p. 69 - 87 , ene./mar . 2019 . https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601734

SONNENWALD , D. H. Scientific collaboration . Annual Review of Information Science and Technology , v. 41 , n. 1 , p. 643 - 81 , 1 . 2007 . https://doi.org/10.1002/aris.2007.1440410121

STIASNY , M . Internacionalización de la educación superior . Integración y Conocimiento , Córdoba , v. 4 , n. 3 , nov . 2015 .




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701721

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank