Modelos para a integração pedagógica de tecnologias de informação e comunicação: uma revisão da literatura.

Olga Gonzalez Sosa, Cristina Hennig Manzuoli

Resumo


A educação foi, é e continuará a ser um campo cheio de questões: por que ensinar? O que ensinar? Como ensinar? O que, como e quando avaliar? Além disso, enquanto as mesmas questões persistem, as respostas a elas não. São dinâmicas e se transformam de acordo com as demandas da família, da empresa e das políticas governamentais. Para abordar estas considerações, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa na literatura das últimas duas décadas sobre os elementos que caracterizam um modelo pedagógico e que foram levados em conta nas explorações sobre a integração educacional das tecnologias de informação e comunicação e identificar lacunas para pesquisas futuras. Os resultados mostram que apenas 11% da literatura consultada aborda as quatro questões listadas acima e conclui sobre a necessidade de aprofundar os fatores que afetam o sucesso das mudanças que são introduzidas na escola, que buscam gerar processos de transformação educacional, desde uma perspectiva holística


Palavras-chave


Ensino; Modelos educativos; Tendências pedagógicas; Currículo; Avaliação



DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002701720

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