Efetividade da formação profissional ofertada na educação a distância: validação teórica de um instrumento

Diego Eller Gomes, Marina Bazzo de Espíndola, Roberto Moraes Cruz, Dalton Francisco de Andrade

Resumo


O objetivo do estudo foi validar um instrumento de avaliação de efetividade da formação profissional, ofertada em cursos na modalidade de educação a distância (EaD), no que se refere aos procedimentos teóricos. Para tanto, optou-se pela utilização da técnica Delphi, com vistas à obtenção de consenso da opinião de especialistas, acerca do construto, por meio de uma série de questionários estruturados. Após duas rodadas de consulta aos especialistas, sendo 13 participantes na primeira rodada e nove na segunda rodada de aplicação da técnica Delphi, 17 itens, referentes ao desenvolvimento de habilidades, atitudes e motivação, em decorrência do curso de formação profissional ofertado na modalidade EaD, foram considerados válidos para avaliar a efetividade da formação profissional. A apresentação de evidências teóricas, acerca da validade da medida de efetividade da formação profissional ofertada no contexto da modalidade EaD, é relevante, pois poderá fomentar a discussão, reflexão e o avanço no conhecimento científico, relacionado à temática, bem como fornecer indicativos para a melhoria das políticas de oferta de cursos de formação profissional.


Palavras-chave


Efetividade; Formação profissional; Educação a distância; Instrumento de avaliação

Referências


ALUKO, F. R.; SHONUBI, O. K. Going beyond kirkpatrick’s training evaluation model: the role of workplace factors in distance learning transfer. Africa Education Review, v. 11, n. 4, p. 638-57, 2014. https://doi.org/10.1080/18146627.2014.935007

BELLUCCI JÚNIOR, J. A.; MATSUDA, L. M. Construção e validação de instrumento para avaliação do acolhimento com classificação de risco. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 65, n. 5, p. 751-7, set./out. 2012. https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000500006

BLAZER, K. R. et al. Impact of web-based case conferencing on cancer genetics training outcomes for community-based clinicians. Journal of Cancer Education, v. 27, n. 2, p. 217-25, 2012. https://doi.org/10.1007/s13187-012-0313-8

BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.

BRESSEM, K. et al. A german e-learning-training in the context of early preventive intervention and child protection: preliminary findings of a pre-post evaluation. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, v. 10, n. 1, p. 1-9, 2016. https://doi.org/10.1186/s13034-016-0113-8

BROWNLOW, R. S. et al. Evaluation of an on-line training program in eating disorders for health professionals in Australia. Journal of Eating Disorders, v. 3, n. 1, p. 1-6, 2015. https://doi.org/10.1186/s40337-015-0078-7

CARVALHO, R. S.; ABBAD, G. Avaliação de treinamento a distância: reação, suporte à transferência e impactos no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 95-116, jan./mar. 2006. https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000100006.

CHO, K.-C.; SHIN, G. Operational effectiveness of blended e-learning program for nursing research ethics. Nursing Ethics, v. 21, n. 4, p. 484-95, 2014. https://doi.org/10.1177/0969733013505310

CHONG, M. C. et al. Access to, interest in and attitude toward e-learning for continuous education among malaysian nurses. Nurse Education Today, v. 36, p. 370-4, 2016. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.09.011

COSTA, L. D. S. et al. O estado da arte das formas de gestão educacional. Revista de Iniciação Científica e Extensão, Valparaiso de Goiás, v. 1, n. esp. 3, p. 313-25, 2018.

CUNHA, C. M.; ALMEIDA NETO, O. P.; STACKFLETH, R. Principais métodos de avaliação psicométrica da validade de instrumentos de medida. Revista de Atenção à Saúde, São Caetano do Sul, v. 14, n. 47, p. 75-83, 2016. https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3391

DAVIS, L. L. Instrument review: getting the most from a panel of experts. Applied Nursing Research, v. 5, n. 4, p. 194-7, 1992. https://doi.org/10.1016/S0897-1897(05)80008-4

DECOSTA, M.; BERGQUIST, E.; HOLBECK, R. A desire for growth: on-line full-time faculty’s perceptions of evaluation processes. Journal of Educators On-line, v. 12, n. 2, p. 73-102, 2015. https://doi.org/10.9743/JEO.2016.2.6

FERREIRA, R. R.; ABBAD, G. S. Avaliação de necessidades de treinamento no trabalho: ensaio de um método prospectivo. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 1-17, mar. 2014.

GAGNÉ, R. M.; MEDSKER, K. L. The conditions of learning: training applications. Belmont, CA: Wadsworth, 1996.

GARCIA, V. L.; CARVALHO JUNIOR, P. M. Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões. Medicina, Ribeirao Preto, v. 48, n. 3, p. 209-13, 2015.

GAZZA, E. A.; HUNKER, D. F. Facilitating student retention in online graduate nursing education programs: a review of the literature. Nurse Education Today, v. 34, n. 7, p. 1125-9, jul. 2014. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.010

GOMES, D. E. et al. Avaliação da formação profissional ofertada na modalidade de educação a distância: um ensaio teórico. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 20, 2017, São Paulo. Anais… São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 4 mar. 2018.

GRANT, J. S.; DAVIS, L. L. Selection and use of content experts for instrument development. Research in Nursing & Health, v. 20, n. 3, p. 269-74, 1997. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-240X(199706)20:3<269::AID-NUR9>3.0.CO;2-G

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; JACOBI, D. F. Interlocuções e discursos de legitimação em EaD. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, p. 1-20, abr. 2019. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701365

HAMBLIN, A. C. Evaluation and control of training. Industrial Training International, v. 9, n. 5, p. 154-6, maio 1974.

IGLESIAS-PRADAS, S.; RUIZ-DE-AZCÁRATE, C.; AGUDO-PEREGRINA, A. F. Assessing the suitability of student interactions from moodle data logs as predictors of cross-curricular competencies. Computers in Human Behavior, v. 47, p. 81-9, jun. 2015. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.09.065

ILOTT, I. et al. Evaluating a novel approach to enhancing dysphagia management: workplace based, blended e learning. Journal of Clinical Nursing, v. 23, n. 9-10, p. 1354-64, maio 2014. https://doi.org/10.1111/jocn.12409

KENEFICK, H. W. et al. On your time: on-line training for the public health workforce. Health Promotion Practice, v. 15, n. suppl. 1, p. 48S-55S, 2014. https://doi.org/10.1177/1524839913509270

KIRKPATRICK, D. L.; KIRKPATRICK, J. D. Implementing the four levels: a practical guide for effective evaluation of training programs. Oakland, CA: Berrett-Koehler, 2009. (Easyread super large 24pt edition).

KULIER, R. et al. Effectiveness of a clinically integrated e-learning course in evidence-based medicine for reproductive health training: a randomized trial. JAMA, v. 308, n. 21, p. 2218-25, 2012. https://doi.org/10.1001/jama.2012.33640

LACERDA, E. R. M.; ABBAD, G. Impacto do treinamento no trabalho: investigando variáveis motivacionais e organizacionais como suas preditoras. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 7, n. 4, p. 77-96, out./dez. 2003. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000400005

LAHTI, M. E. et al. Knowledge transfer from an e-learning course to clinical practice. Nurse Education Today, v. 34, n. 5, p. 842-7, maio 2014. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.09.003

LAHTI, M. E.; KONTIO, R. M.; VÄLIMÄKI, M. Impact of an e-learning course on clinical practice in psychiatric hospitals: nurse managers’ views. Perspectives in Psychiatric Care, v. 52, n. 1, p. 40-8, jan. 2016. https://doi.org/10.1111/ppc.12100

LAVENDER, D. T. et al. A pilot quasi-experimental study to determine the feasibility of implementing a partograph e-learning tool for student midwife training in Nairobi. Midwifery, v. 29, n. 8, p. 876-84, 2013. https://doi.org/10.1016/j.midw.2012.10.003

LIMA-RODRÍGUEZ, J. S. et al. Validação de conteúdo da escala de auto-percepção do estado da saúde familiar utilizando a técnica delphi. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 595-603, mar./abr. 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000200017

MATSUBARA, M. G. S.; DOMENICO, E. B. L. Virtual learning environment in continuing education for nursing in oncology: an experimental study. Journal of Cancer Education, v. 31, n. 4, p. 804-10, dez. 2016. https://doi.org/10.1007/s13187-015-0889-x

MCLEOD, D. L.; MORCK, A. C.; CURRAN, J. A. A pan-canadian web-based education program to support screening for distress: evaluation of outcomes. Palliative and Supportive Care, v. 12, n. 1, p. 15-23, fev. 2014. https://doi.org/10.1017/S1478951513000072

MICHELAZZO, M. B. et al. Distance learning training in genetics and genomics testing for Italian health professionals: results of a pre and post-test evaluation. Epidemiology, Biostatistics and Public Health, v. 12, n. 3, 2015. https://doi.org/10.2427/11516

MOREIRA, I. C. et al. Development and assessment of an e-learning course on breast imaging for radiographers: a stratified randomized controlled trial. Journal of Medical Internet Research, v. 17, n. 1, jan. 2015. https://doi.org/10.2196/jmir.3344

MOURÃO, L.; ABBAD, G. S.; ZERBINI, T. Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte. Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 3, p. 534-48, jul./set. 2014. https://doi.org/10.5700/rausp1166

MUNARETTO, L. F.; CORRÊA, H. L.; CUNHA, J. A. C. Um estudo sobre as características do método delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, v. 6, n. 1, 2013. https://doi.org/10.5902/198346596243

O’BRIEN, L; BROOM, L.; ULLAH, M. M. Outcomes and participant experience of an on-line train the trainer program for Bangladeshi health professionals: a case study evaluation. Journal of Continuing Education in the Health Professions, v. 35, n. 1, p. 46-56, jan. 2015. https://doi.org/10.1002/chp.21262

ODELIUS, C. C. et al. Atitudes e habilidades sociais para trabalho em equipe: desenvolvimento de uma escala. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 20, n. 2, p. 175-96, mar./abr. 2016. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140057

OLIVEIRA, J. O. et al. Introdução ao método delphi. Curitiba, PR: Mundo Material, 2008.

PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. São Paulo, SP: Vozes, 2017.

PILATI, R.; ABBAD, G. Análise fatorial confirmatória da escala de impacto do treinamento no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 43-51, jan./abr. 2005.

POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2016.

SANDER, B. Administração da educação e relevância cultural. In: SANDER, B. Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

SANTOS, A. P. Conhecimentos, habilidades e atitudes: o conceito de competências no trabalho e seu uso no setor público. Revista do Serviço Público, v. 62, n. 4, p. 369-86, 2014. https://doi.org/10.21874/rsp.v62i4.78

SOUSA, C. A.; TURRINI, R. N. T. Construct validation of educational technology for patients through the application of the Delphi technique. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, n. 6, p. 990-6, 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000600026

STADLER, A. et al. E-learning as a training tool for civil servants: a case in the State of Parana-Brazil. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 18, n. 2, p. 94-105, 2017. https://doi.org/10.17718/tojde.306562

TANG, E.; LAM, C. Building an effective on-line learning community (OLC) in blog-based teaching portfolios. The Internet and Higher Education, v. 20, p. 79-85, jan. 2014. https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2012.12.002

VELAYUTHAM, S.; ALDRIDGE, J.; FRASER, B. Development and validation of an instrument to measure students’ motivation and self‐regulation in science learning. International Journal of Science Education, v. 33, n. 15, p. 2159-79, 2011. https://doi.org/10.1080/09500693.2010.541529

WANG, J. et al. Evaluation of the first open-access hepatitis B and safe injection on-line training course for health professionals in China. BMC Medical Education, v. 16, n. 1, p. 1-8, 2016. https://doi.org/10.1186/s12909-016-0608-2

WILSON, A. Effective professional development for e learning: what do the managers think? British Journal of Educational Technology, v. 43, n. 6, p. 892-900, nov. 2012. https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2011.01248.x




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701667

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank