Sobre a melhoria da produção e da avaliação de periodicos científicos no Brasil

Branca Jurema Ponce, Cicero Barbosa da Silva, Jose dos Santos Sousa, Daniela Anjos, Erika Simone de Almeida Carlos Dias, Margarete May Berkenbrock-Rosito, Maria Blizabeth Biaconcini de Almeida, Silvana Alves Freitas, Emerson de Pietri, Rosângela Gavioli Prieto, Evani Camargo, Jordanna Castelo Branco, Jose Luis Bizelli, Lana Mara de Castro Siman, Luci Regina Muzzeti, Magali dos Reis, Edna Martins, Maria Luisa Bissoto, Monica Rabelo de Castro, Nelson Gimenes, Regina Gualtieri, Regis Silva, Ricardo Ribeiro, Sebastiao de Souza Lemes

Resumo


O documento que apresentamos e fruto da reflexão de Editores de Periodico Científicos ligados ao FEPAE Sudeste – Forum de Editores de Periodicos da Area de Educação Sudeste – e expressa preocupacoes concretas sobre as condicoes materiais para a realização de seu trabalho, assim como, sobre os criterios de avaliação que vem sendo utilizados para qualificar suas revistas. Orcamentos mais enxutos, o desmonte de estruturas universitarias que sustentavam muitas revistas academicas e indexadores que cada vez mais complicam os procedimentos operacionais envolvidos na produção editorial, fragilizam as revistas nacionais. Falta de visibilidade sobre os processos de avaliação, ausencia de dialogo sobre resultados e questoes ligadas à periodicidade do QUALIS trazem uma inseguranca para os autores que tem nos periodicos o veiculo de divulgação de suas práticas e teorias. Queremos, assim, adensar a discussao com a comunidade cientifica e a Agencia Reguladora Governamental, sobre os destinos que estarao reservados aos Periodicos Científicos brasileiros.


Palavras-chave


processo editorial; periodicos academicos; avaliação; Qualis; CAPES

Referências


BIZELLI, J. L. Visibilidade: entre a competio e a colaborao. Frum da UNESP, suplemento do Jornal da UNESP. So Paulo: UNESP. Julho de 2017. Pg. 04. Disponvel em: https://issuu.com/acireitoria/docs/fo334. Acesso: 17/08/17.

LEMES, S. de S. Indagaes necessrias sobre o produtivismo e as avaliaes da produo acadmica. Frum da UNESP, suplemento do Jornal da UNESP. So Paulo: UNESP. Julho de 2017. pg03. Disponvel em: https://issuu.com/acireitoria/docs/fo334. Acesso: 17/08/17.

ROMANOWSKI, J. P. Desafios na rea de edio de peridicos da Educao: depoiment. [Julho de 2017]. So Paulo: Frum da UNESP, suplemento do Jornal da UNESP. pg02-03. Disponvel em: https://issuu.com/acireitoria/docs/fo334. Acesso: 17/08/17.

SOUZA, C. P. de; MARTINS, A. Qualificao da produo intelectual. Frum da UNESP, suplemento do Jornal da UNESP. So Paulo: UNESP. Julho de 2017. Pg. 02. Disponvel em: https://issuu.com/acireitoria/docs/fo334. Acesso: 17/08/17.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501032

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank