A formação do professor no seculo XXI segundo uma abordagem da historia da educação medieval

Terezinha Oliveira

Resumo


Nosso proposito e tratar da formação docente no Brasil tendo por fio condutor a historia e a historia da educação, apoiando-nos em textos de Tomas de Aquino. Para nos, no processo de formação de professores, e preciso que os profissionais nele envolvidos tenham uma nocao clara de que o ensino e a aprendizagem ocorrem quando estes personagens tem consciencia da necessidade de compreender a “essencia” intelectual do homem. Por isso, recuperamos o mestre dominicano para explicitar que o conhecimento se efetiva quando ha entendimento de que os homens sao, por excelencia, seres sociais. Baseados nesses principios, examinaremos os dados sobre o ensino no Brasil, valendo-nos das reflexoes do mestre medieval para mostrar quao relevante e para um pais que as pessoas tenham o conhecimento adquirido pela e na historia. Em termos teoricos, nossos argumentos seguem os principios da historia social, com especial atencao para a ideia de longa duração.


Palavras-chave


Conhecimento; Tomas de Aquino; Formação docente

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601609

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