Um estudo sobre os resultados educacionais obtidos dos municipios da Paraiba nos anos de 2011, 2013 e 2015

Pedro Jorge Holanda Alves, Jevuks Matheus de Araújo

Resumo


A educação e um fator crucial no comportamento e desenvolvimento de uma sociedade. Por esse motivo, e importante analisar a dinâmica do setor público na prestação de servicos de educação. Dentro deste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a eficiencia das despesas municipais da Paraiba em termos de ensino fundamental basico. Para tanto, utilizou-se um modelo de fronteira estocastica, tendo como resultado as pontuacoes obtidas no Indice de Desenvolvimento da Educação Basica (IDEB) nos anos de 2011, 2013 e 2015. Os resultados demonstraram que todos os indicadores sao estatisticamente aceitos e que as variaveis “distorcao idade-serie”, “professores do ensino superior” e “número de computadores por aluno” foram consistentes com a literatura. As despesas tem um efeito negativo no desempenho educacional, sugerindo que os municipios da Paraiba sao ineficientes na alocação de recursos.


Palavras-chave


Paraiba; Municipios; Educação; Eficiencia

Referências


AFONSO, A.; AUBYN, M. S. Non-parametric approaches to education and health efficiency in OECD countries. Journal of Applied Economics, v. 8, n. 2, p. 227-46, Nov. 2005.

AFONSO, A.; SCHUKNECHT, L.; TANZI, V. Public sector efficiency: an international comparison. Public Choice, v. 123, n. 3-4, p. 321-47, 2005. https://doi.org/10.1007/s11127-005-7165-2

CARVALHO, L. D. B.; SOUSA, M. D. C. S. Eficiencia das escolas pblicas urbanas das regioes nordeste e sudeste do Brasil: uma abordagem em tres estagios. Estudos Econmicos, Sao Paulo, v. 44, n. 4, p. 649-84, Oct./Dec. 2014. https://doi.org/10.1590/S0101-41612014000400001

CHIRINEA, A. M.; BRANDAO, C. F. O IDEB como politica de regulacao do estado e legitimacao da qualidade: em busca de significados. Ensaio: Avaliacao e Politicas Pblicas em Educacao, v. 23, n. 87, p. 461-84, 2015. https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100019

COLEMAN, J. S. et al. Equality of educational opportunity. 1966. Available at: . Accessed on: 20 Jan. 2018.

DYNARSKI, S.; HYMAN, J.; SCHANZENBACH, D. W. Experimental evidence on the effect of childhood investments on postsecondary attainment and degree completion. Journal of Policy Analysis and Management, v. 32, n. 4, p. 692-717, 2013. https://doi.org/10.3386/w17533

FARRELL, M. J. The measurement of productive efficiency. Journal of the Royal Statistical Society, v. 120, n. 3, p. 253-90, 1957.

FRANCO, C. et al. Qualidade e eqidade em educacao: reconsiderando o significado de fatores intra-escolares. Ensaio: Avaliacao e Politicas Pblicas em Educacao, v. 15, n. 55, p. 277-98, Apr./June 2007. https://doi.org/10.1590/S0104-40362007000200007

FRANCO, C.; BONAMINO, A. A pesquisa sobre caracteristicas de escolas eficazes no Brasil: breve revisao dos principais achados e alguns problemas em aberto. Educacao On-line, v. 1, 2005.

FRYER JUNIOR, R. The production of human capital in developed countries: evidence from 196 randomized field experiments. Cambridge: NBER, 2016. (Working Paper, n. 2213). Available at: . Accessed on:. 2018 Jan 28.

FURTADO, C. Formacao econmica do Brasil. Sao Paulo: Nacional, 1964.

GAZOLIS, L. Livro didatico e aprendizado de leitura no inicio do Ensino Fundamental. 2007. 135 f. Dissertacao (Mestrado em Educacao) Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

GOMES, A.; REGIS, A. Desempenho e infraestrutura: mapeamento das escolas pblicas da regiao metropolitana do Rio de Janeiro. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRACAO DA EDUCACAO, 2012. Available from: . Accessed on: 2017 Mar. 30.

GUPTA, S.; VERHOEVEN, M.; TIONGSON, E. R. The effectiveness of government spending on education and health care in developing and transition economies. European Journal of Political Economy, v. 18, n. 4, p. 717-37, 2002. https://doi.org/10.1016/S0176-2680(02)00116-7

GURYAN, J. Does money matter? Regression-discontinuity estimates from education finance reform in Massachusetts. Cambridge: National Bureau of Economic Research, 2003. (NBER Working Paper, v. 8269)

HANUSHEK, E. A. Education production functions.. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2008.

HANUSHEK, E. A. Publicly provided education. Handbook of Public Economics, v. 4, p. 2045-41, 2002.

HANUSHEK, E. A. The failure of input-based schooling policies. The Economic Journal, v. 113, n. 485, p. F64-98 Feb. 2003.

HANUSHEK, E.; WOESSMANN, L. The role of cognitive skills in economic development. Journal of Economic Literature, v. 46, n. 3, p. 607-68, 2008.

HEYNEMAN, S. P.; LOXLEY, W. A. The effect of primary-school quality on academic achievement across twenty-nine high- and low-income countries. American Journal of Sociology, v. 88, n. 6, p. 1162-94, May 1983.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA IBGE. Rio de Janeiro. Available at: . Accessed on: 11 Feb. 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA - INEP. Brasilia, DF, 2015. Available at: . Accessed on: 20 Jan. 2017.

JEPSEN, C.; RIVKIN, S. G. Class size reduction, teacher quality, and academic achievement in California public elementary schools. San Francisco: Public Policy Institute of California, 2002.

LIRA, M. C. M. O impacto do IDEB na qualidade da educacao basica pblica no Brasil: uma avaliacao a partir do processo de Markov. 17 f. Dissertacao (Mestrado Profissional em Gestao Pblica) Universidade de Brasilia, Brasilia, DF, 2017.

MOREIRA, A. R. B. Eficiencia do gasto da educacao fundamental municipal. Brasilia, DF: IPEA, 2017. (Texto para Discussao, 2308). Available from: . Accessed on: 2018 Feb. 10.

MOREIRA, C. Distorcao idade-serie na educacao basica. JusBrasil. 2013. Available from: . Accessed on: 2018 Feb. 10.

OLIVEIRA, J. F.; LIBNEO, J. C.; TOSCHI, M. S. Educacao escolar: politicas, estrutura e organizacao. Cortez Editora, 2017.

PONTES, L. A. F.; SOARES, T. M. Volatilidade dos resultados de proficiencia e seu impacto sobre as metas do IDEB nas escolas pblicas de Minas Gerais. Reunioes da ABAVE, n. 8, p. 203-20, 2015.

QUTB, R. M. Analyzing the external and internal efficiency considerations in public subsidization of education in Egypt. Journal of Economics and Sustainable Development, v. 7, n. 12, 2016.

RIBEIRO, D. O povo Brasileiro; a formacao e o sentido do Brasil. Sao Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL STN. Brasilia, DF, 2015. Available at: . Accessed on: 11 Feb. 2017.

SOARES, J. F. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educacion, v. 2, n. 2, p. 83-104, 2004.

STATACORP. Stata statistical software: release 13. College Station, TX: StataCorp LP, 2013.

TEIXEIRA, I. P. C. O impacto das despesas com educacao, na rede estadual de ensino medio, no Indice de Desenvolvimento da Educacao Basica-IDEB, no periodo de 2006 a 2015. 83 f.. Dissertacao (Mestrado Profissional em Gestao Pblica) Universidade de Brasilia, Brasilia, DF, 2017.

ZOGHBI, A. C. P. et al. Mensurando o desempenho e a eficiencia dos gastos estaduais em educacao fundamental e media. Estudos Econmicos (Sao Paulo), v. 39, n. 4, p. 785-809, 2009. https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400004




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601538

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank