Festival de profesores como una forma orientada a la practica de mejorar las habilidades de los docentes
Resumo
O artigo discute a formação da posicao dos direitos autorais do professor no Festival de professores de escola, como forma inovadora de aperfeicoamento da competencia profissional deles. A posicao autoral esta transformando a compreensao do evento no qual o professor e o moderador do Festival e e uma referencia potencial na introdução de ambos na cultura profissional. Portanto, conforme discutido no paradigma humanitario, o foco na posicao autoral direciona os participantes nas reunioes educativas, manifestadas no acesso as experiencias profissionais e, mais amplamente, nas experiencias de vida entre si e com a ideia, o sentimento, a ação-conjunta. A divulgação da atuação humanizada do “professor-moderador”, que constitui o processo de formação, da a eles o sentido pedagogico do evento.
Palavras-chave
Referências
BECK, C.; KOSNIK, C. Components of a good practicum placement: Student Teacher Perceptions. Teacher Education Quarterly, v. 29, n. 2, p. 8198, 2002.
DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. (Ed.). Preparing teachers for a changing world: What teachers should learn and be able to do. San Francisco: Wiley Sons, 2005.
DARLING-HAMMOND L.; RICHARDSON, N. Teacher learning: What matters?. Educational Leadership, v. 66, n. 5, p. 4653, 2009.
FRANKL, V. E. Mans search for meaning. Moscow: Progress Publishing, 1990.
FULLAN, M. Change the terms for teacher learning. National Staff Development Council, v. 28, n. 3, p. 3536, 2007a.
HARGREAVES, A. A decade of educational change. Journal of Educational Change, v. 10, n. 2/3, p. 89101, 2009
KOSHELEVA, L. A. The formation of a teachers authorial position. 2010. 232 p. Dissertation (in Pedagogics) - Kuzbass State Pedagogical Academy, Barnaul, 2010.
KOSNIK, C. et al. Pre-service teacher education in Ontario: Trends and best practices in an era of curriculum reform. Toronto: University of Toronto, 2002.
MAMARDASHVILI, M. K. How I understand philosophy. Moscow: Progress, 1990.
MASLOW, A. H. Motivation and personality. 2nd ed. Saint Petersburg: Eurasia, 1999.
MCNALLY, J.; BLAKE, A. (Ed.). Improving learning in a professional context: A research perspective on the new teacher in school. Oxon: Routledge, 2010.
MEEUWSE, K., MASON, D. Personalized professional learning for educators: Emerging research and opportunities. Hershey, PA: IGI Global, 2017.
MERZON, E. E.; RAZZHIVIN, A. I. Festival of school teachers: Experience of international pedagogical communication. In: INTERNATIONAL SCIENTIFIC AND PRACTICAL CONFERENCE, 2., 2013, Prague. Proceedings Prague: [International Scientific and Practical Conference], 2013. p. 252257.
RICE, J. K. Learning from experience? Evidence on the impact and distribution of teacher experience and the implications for teacher policy. Education Finance and Policy, New York, v. 8, n. 3, p. 332348, 2013. doi: https://doi.org/10.1162/EDFP_a_00099
ROGERS, C. A look at psychotherapy. Becoming a Human Being. Moscow: Progress Publishing, 1994.
SENKO, Y. V. Education in the Humanities Perspective. Barnaul: Altay University, 2011.
STEPIN, V. S. Genesis of Social and Humanitarian Sciences (Philosophical and Methodological Aspects). Questions of Philosophy, Moscow, n. 3, p. 3743, 2004.
SUKHOMLINSKY, V. A. Conversation with a young principal. Moscow: Prosveshcheniye, 1982.
UKHTOMSKY, A. A. The face of the other. Saint Petersburg: Ivan Limbakh Publishing House, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601491
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)