O ensino das Ciencias Sociais: um diagnostico a partir das memorias, reflexoes e expectativas de professores do ensino primario em formação inicial
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as concepcoes apresentadas por professores do ensino primario da Espanha em formação inicial, sobre as Ciencias Sociais e seu ensino e aprendizagem, a partir de suas memorias, reflexoes e expectativas. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, envolvendo uma amostra de 240 participantes, que responderam a um questionario contendo sete questoes abertas. Os resultados indicam que ainda prevalece uma metodologia tradicional, em que os professores tem um papel ativo e os estudantes, passivo, sendo o trabalho em sala de aula orientado pelo livro didatico e o sucesso em uma avaliação final. Quanto ao conteúdo, a Historia relaciona-se com a teoria e a Geografia, com a pratica. Apesar da influencia que continua tendo esse modelo tradicional, os professores em formação inicial afirmam nao querer reproduzir o modelo que vivenciaram como alunos pois consideram que ha outras maneiras de ensinar, mais condizentes com as necessidades sociais atuais.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601452
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