Avaliação do desenvolvimento da personalidade moral

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Carla Cristina Silveira de Souza

Resumo


Esse artigo avalia o Desenvolvimento da Personalidade Moral de criancas de 7 anos. Hipotese: e possivel favorecer o desenvolvimento da personalidade moral. Decidimos avaliar como esse desenvolvimento acontece. Avaliamos esse processo em alunos de segundo ano que sabiam ler, em uma escola pública. Apresentamos quatro virtudes aos alunos: amizade, temperanca, perseveranca e justica. O objetivo da pesquisa foi avaliar como criancas podem aprender a viver de acordo com as virtudes. A fundamentação teorica esta na filosofia de Aristoteles e na teoria da personalidade de Jung. A abordagem metodologica foi o Metodo Sucupira Lins para pesquisa-ação com comprometimento. Construimos um material – Ethos – que e um conjunto de figuras e historias para serem analisadas por criancas. As criancas discutiram sobre o comportamento dos personagens e debateram possibilidades de conclusoes se estes tivessem respeitado as quatro virtudes. Eles gostaram do material – Ethos – e aprenderam a se comportar de acordo com as virtudes. Dados mostram que as criancas podem desenvolver a personalidade moral por meio desse material.


Palavras-chave


Personalidade Moral; Virtudes; Ethos

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601402

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