Multiculturalismo e formação de professores: dimensoes, possibilidades e desafios na contemporaneidade
Resumo
O presente texto constitui-se em ensaio, a partir de conferencia proferida sobre o multiculturalismo, entendido como um conjunto de respostas à diversidade cultural e desafio a preconceitos, no campo educacional. Defende e desenvolve tres argumentos centrais, a saber: o multiculturalismo nao deve ser tratado como um adendo ao curriculo ou perspectiva reduzida a projetos extracurriculares; e relevante considerar modos pelos quais a construção curricular poderia articular a perspectiva multicultural aos diferentes campos de saber e disciplinas que constituem o curriculo de formação de professores; e, a partir da visao de articulação do curriculo e da pesquisa, concebida pelo olhar do multiculturalismo, que acreditamos que a formação inicial e continuada de professores pode ser incrementada, em uma visao transformadora.
Palavras-chave
Referências
BALL, A. F. To know is not enough: knowledge, power and the zone of generativity. Educational Researcher , v. 41, n. 8, p. 283293, 2012. doi: https://doi.org/10.3102/0013189X12465334.
BANKS, J. A. Introduction: democratic citizenship education in multicultural societies. In: BANKS, J. A. (Ed.). Diversity and Citizenship Education. San Francisco: John Willey & Sons, 2004. p. 315.
BATISTA, A. C.; SILVA JUNIOR, P. M.; CANEN, A. Em busca de um dialogo entre Plano Nacional de Educacao (PNE), formacao de professores e multi/interculturalismo. Ensaio: Avaliacao e Politicas Pblicas em Educacao, v. 21, n. 79, p. 253267, 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362013000200005.
BEKERMAN, Z.; ZEMBYLAS, M.; MCGLYNN, C. Working toward the de-essentialization of identity categories in conflict and post conflict societies: Israel, Cyprus, and Northern Ireland. Comparative Education Review, v. 53, n. 2, p.213234, 2009. doi: https://doi.org/10.1086/597482
BHABHA, H. K. Foreword. In: WERNER, P.; MODOOD, T. (Ed.). Debating cultural hybridity: multicultural identities and the politics of anti-racism. London: Zed Books, 2015. ebook.
BOYLE-BAISE, M.; GILLETTE, M. Multicultural education from a pedagogical perspective: a response to radical critiques. Interchange , v. 29, n. 1, p. 17 32, 1998. doi: https://doi.org/10.1023/A:1007444303156.
CANDAU, V. M. F. Sociedade multicultural e educacao: tensoes e desafios. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). Didatica critica intercultural: aproximacoes. Petropolis, RJ: Ed. Vozes, 2012. p. 1954.
CANDAU, V. M. F.; MOREIRA, A. F. B. (Org.). Multiculturalismo: diferencas culturais e praticas pedagogicas. Petropolis, RJ: Ed. Vozes, 2008.
GRANT, C. C.; WIECZOREK, K. Teacher education and knowledge in the Knowledge Society: the need for social moorings in our multicultural schools. Teachers College Record, vol. 102, n. 5, p. 913935, 2000.
GRIMMETT, P. P.; HALVORSON, M. From understanding to creating curriculum: the case for the co-evolution of re-conceptualized design with re-conceptualized curriculum. Curriculum Inquiry, v. 40, n. 2, p. 241262, 2010. doi: https://doi.org/10.1111/j.1467-873X.2010.00480.x.
HALL, S. Da diaspora: identidades e mediacoes culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
IVENICKI, A.; CANEN, A. G. Metodologia da pesquisa: rompendo fronteiras curriculares. Rio de Janeiro:Ciencia Moderna, 2016.
KYMLICKA, W. Preface. In: Banks, J. A. (Ed.) Diversity and citizenship education. San Francisco: John Willey & Sons, 2004. p. xix-xxv.
LEONARDO, Z. Through the multicultural glass: althusser, ideology and race relations in post-civil rights America. Policy Futures in Education, v. 3, n. 4, p. 400412, 2005. doi: https://doi.org/10.2304/pfie.2005.3.4.400.
LOPES, A. C. Democracia nas politicas de curriculo, Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 147, p. 700715, 2012.
MACEDO, E. Curriculo como espaco-tempo de fronteira curricular. Revista Brasileira de Educacao, v. 1, n. 32, p. 285296, 2006. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000200007.
MOREIRA, A. F. B. Curriculo e gestao: propondo uma parceria, Ensaio: Avaliacao e Politicas Pblicas em Educacao, v. 21, n. 80, p. 547562, 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362013000300009.
MOREIRA, A. F. B.; MACEDO, E. F. Em defesa de uma orientao cultural na formao de professores. In: CANEN, A. E MOREIRA, A. F. B. (Org.). nfases e omisses no currculo. So Paulo: Papirus, 2001. p. 117146.
OLIVEIRA, L. F. Perspectiva e emergncia de construo de uma anlise decolonial: concluses. In: OLIVEIRA, L. F. Histria da frica e dos africanos na escola: desafios polticos, epistemolgicos e identitrios para a formao dos professores de Histria. Rio de Janeiro: FAPERJ, Imperial Novo Milnio, 2012. p. 263286.
PAINE, L.; ZEICHNER, K. The local and the global in reforming teaching and teacher education. Comparative Education Review, v. 56, n. 4, p. 569583, 2012. doi: https://doi.org/10.1086/667769
PETERS, M. A. Education, post-structuralism and the politics of difference. Policy Futures in Education, v. 3, n. 4, p. 436445, 2005. doi: https://doi.org/10.2304/pfie.2005.3.4.436
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. Belo Horizonte: Autntica, 2002.
SLEETER, C. E. Decolonizing curriculum, Curriculum Inquiry , v. 40, n. 2, p. 193204, 2010. doi: https://doi.org/10.1111/j.1467-873X.2010.00477.x.
SLEETER, C. E.; MCLAREN, P. Origins of multiculturalism. In: AU, W. (Ed.). Rethinking multicultural education: teaching for racial and cultural justice. Wisconsin: Rethinking Schools, 2009. p. 1720, 2009.
WALSH, C. Interculturalidade crtica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: Candau, V. M. F. (Org.) Educao intercultural na Amrica Latina: entre concepes, tenses e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 1242.
YOUNG, M. F. D. O futuro da educacao em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um curriculo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educacao , v. 48, n.16, p. 609- 624, 2011.
ZEICHNER, K. M. Teacher education and the struggle for social justice. New York: Routledge, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601186
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)