Aprender a conviver, sem violencia: o que da e nao da certo?

Ivar Cesar Oliveira de Vasconcelos

Resumo


Considerada ainda agente de socialização e mudanca, a escola tem experimentado a violencia. Neste trabalho, apresentam-se recomendações para eliminar ou amenizar o problema. Analisam-se resultados de estudos, por meio de pesquisa da literatura, focalizando-se o que da certo em acoes escolares para concretizar a adequada convivencia. Algumas logicas de ação sao apresentadas: membros da escola se culpam mutuamente pelo fracasso escolar, silenciam a critica construtiva e negligenciam a articulação entre informar formar. Conclui-se que a superação dessas logicas pode contribuir para a solução da violencia escolar. Assim, emergem possibilidades de ação por parte dos elaboradores e executores de curriculos, educadores, gestores e formadores de mestres e professores. Alem disso, conclui-se que, para superar a violencia escolar, nao dao certo os castigos corporais e as humilhacoes públicas, as rotulacoes e a intolerância; mas, dao certo, a escuta às vitimas, a aproximação entre pais e comunidade educativa, o fim da punicao, o fim da culpabilização do outro.


Palavras-chave


Convivencia; Violencia escolar; Logicas de ação; Pedagogia; Dialogo

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501180

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