Programa Um Computador por Aluno: o acesso às tecnologias digitais como estrategia para a redução das desigualdades sociais

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Joana Peixoto

Resumo


O presente artigo se origina de pesquisa que abordou o Programa Um Computador por Aluno (Prouca), compreendido como politica pública para a inclusao digital via ambiente escolar que esta alinhada a diretrizes econômicas internacionais de ordem neoliberal. Com base em documentos e entrevistas com 55 profissionais das nove escolas goianas contempladas com o Programa, observamos que o Prouca renova a utopia tecnica de que a sociedade evolui qualitativamente com a aquisicao de tecnologias de informação e de comunicação. Queremos demonstrar que os identificados problemas e deficiencias na infraestrutura para a sua implantação, na gestao de seus processos e na formação dos professores nao se constituem em aspectos pontuais, mas estruturantes deste Programa. Por esta razao, o seu mero reajuste ou adequação nao sao suficientes para equalizar as desigualdades sociais, conforme o propalado.


Palavras-chave


Tecnologias e educação; Politicas públicas; Prouca; Inclusao excludente

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590//s0104-40362017002501155

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