Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior

Mario Cesar Barreto Moraes, Guilherme Felipe Kalnin

Resumo


Este artigo se propoe a discorrer sobre algumas das principais definicoes de qualidade aplicadas à educação superior a partir dos anos 1990, tanto por autores brasileiros quanto estrangeiros, de modo a elucidar o dissenso presente no tema e dispor de uma definicao da “qualidade” em relação à educação. Para alcancar tais objetivos, esta pesquisa se utilizou de metodologia qualitativa de cunho descritivo, possibilitada por um estudo bibliografico de diversas fontes, principalmente artigos científicos sobre o tema da qualidade na educação superior. Como resultado, constatou-se uma composicao multidimensional de qualidade que aborda tanto caracteristicas instrumentais, presentes em fatores objetivos e regulatorios, quanto substantivas, pautadas em elementos subjetivos e simbolicos, quando aplicada na educação superior. Tambem foram observadas diferencas paradigmaticas entre as abordagens brasileiras e estrangeiras, apresentando a qualidade uma enfase teorica no contexto brasileiro e uma abordagem pratica no contexto estrangeiro.


Palavras-chave


Qualidade; Educação; Qualidade na Educação Superior; Revisao da Literatura

Referências


ABBOTT, L. Quality and competition. New York: Columbia University Press, 1955.

BANCO-MUNDIAL. Equidade e desenvolvimento: viso geral. Washington, DC: BIRD/BM, 2005.

BARNETT, R. Improving higher education: total quality care. Bristol: SRHE and Open University Press, 1992.

BECK, D. E.; COWAN, C. Spiral dynamics: mastering values, leadership and change. New York: Wiley-Blackwell, 1996.

BECKETT, K. S. Paulo Freire and the concept of education. Educational Philosophy and Theory, v. 45, n. 1, p. 49-62, Sep. 2013. https://doi.org/10.1080/00131857.2012.715385

BERTOLIN, J. C. G. Indicadores em nvel de sistema para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educao superior brasileira. Avaliao (Campinas), v. 12, n. 2, p. 309-31, jun. 2007. https://doi.org/10.1590/S1414-40772007000200007

BERTOLIN, J. C. G. Qualidade em educao superior: da diversidade de concepes a inexorvel subjetividade conceitual. Avaliao (Campinas), v. 14, n. 1, p. 127-49, mar. 2009. https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000100007

BERTOLIN, J. C. G. Uma proposta de indicadores de desempenho para a educao superior brasileira. Estudos em Avaliao Educacional, v. 22, n. 50, p. 471-90, set./dez. 2011.

BISINOTO, C.; ALMEIDA, L. S. Percepes docentes sobre avaliao da qualidade do ensino na Educao Superior. Ensaio: Avaliao e Polticas Pblicas em Educao, v. 25, n. 96, p. 652-74, set. 2017. https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002501176

BLANCO-RAMREZ, G. Studying quality beyond technical rationality: political and symbolic perspectives. Quality in Higher Education, v. 19, p. 126-41, July 2013. https://doi.org/10.1080/13538322.2013.774804

BLANCO-RAMREZ, G.; BERGER, J. B. Rankings, accreditation, and the international quest for quality: organizing an approach to value in higher education. Quality Assurance in Education, v. 22, n. 1, p. 88-104, 2014. https://doi.org/10.1108/QAE-07-2013-0031

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. D. A.; MACEDO, M. O mtodo da reviso integrativa nos estudos organizacionais. Gesto e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 1-16, 2011. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

BRASIL. Lei N 9.394, de 20 de dezembro de1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial da Unio, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei n 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educao - PNE e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio, 26 jun. 2014.

BRENNAN, R.; EAGLE, L. Are students customers? TQM and marketing perspectives. Quality Assurance in Education, v. 15, n. 1, p. 4460, 2007. https://doi.org/10.1108/09684880710723025

CANTERLE, N. M. G.; FAVARETTO, F. Proposta de um modelo referencial de gesto de indicadores de qualidade na instituio universitria. Ensaio: Avaliao e Polticas Pblicas em Educao, v. 16, n. 60, p. 393-412, jul./set. 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362008000300005

CHENG, M. Quality as transformation: educational metamorphosis. Quality in Higher Education, v. 20, n. 3, p. 272-89, Dec. 2014. https://doi.org/10.1080/13538322.2014.978135

CHENG, Y. C.; TAM, W. M. Multi-models of quality in education. Quality Assurance in Education, v. 5, n. 1, p. 22-31, 1997. https://doi.org/10.1108/09684889710156558

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: mtodo qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

CROSBY, P. B. Qualidade investimento: a arte de garantir a qualidade. 7. ed. Rio de Janeiro: Olympio, 1999.

CURY, C. R. J. A qualidade da educao brasileira como direito. Educao & Sociedade, v. 35, n. 129, p. 1053-66, out./dez. 2014. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143981

DEMO, P. Educao e qualidade. 6. ed. So Paulo: Papirus, 2001.

DEMO, P. Qualidade da educao: tentativa de definir conceitos e critrios de avaliao. Estudos em Avaliao Educacional, v. 1, n. 2, p. 11-26, jul./dez. 1990.

DIAS SOBRINHO, J. Polticas y conceptos de calidad: dilemas y retos. Avaliao (Campinas), v. 17, n. 3, p. 601-18, Nov. 2012. https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300003

DIAS SOBRINHO, J. Universidade: projeto, qualidade, avaliao e autonomia. Pro-Posies, v. 3, n. 1, p. 7-17, 1992.

DILL, D. D. An institutional perspective on higher education policy: the case of academic quality assurance. In: Paulsen, M. B. (Ed.). Higher education: handbook of theory and research. New York: Agathon, 2003. p. 669-99.

DOHERTY, G. D. On quality in education. Quality Assurance in Education, v. 16, n. 3, p. 255-65, 2008. https://doi.org/10.1108/09684880810886268

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, C. A. A qualidade da educao: conceitos e definies. Braslia, DF: INEP, 2007.

EDWARDS, C. D. The meaning of quality. Quality Progress, v. 1, n. 10, p. 36-9, Oct. 1968.

ELASSY, N. The concepts of quality, quality assurance and quality enhancement. Quality Assurance in Education, v. 23, n. 3, p. 250-61, July 2015. https://doi.org/10.1108/QAE-11-2012-0046

ENGWALL, L. The anatomy of management education. Scandinavian Journal of Management, v. 23, n. 1, p. 435, mar. 2007. https://doi.org/10.1016/j.scaman.2006.12.003

EZER, H.; HORIN, A. Quality enhancement: a case of internal evaluation at a teacher education college. Quality Assurance in Education, v. 21, n. 3, p. 247-59, 2013. https://doi.org/10.1108/QAE-Jul-2011-0041

FEIGENBAUM, A. V. Controle da qualidade total. 7. ed. So Paulo: Makron, 1994.

FILIPPAKOU, O. The idea of quality in higher education: a conceptual approach. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, v. 32, n. 1, p. 15-28, Jan. 2011. https://doi.org/10.1080/01596306.2011.537068

FREIRE, P. Educao como prtica da liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica docente. So Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a viso estratgica e competitiva. 4. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

GARVIN, D. A. What does product quality really mean? Sloan Management Review, v. 26, n. 1, 1984.

GILMORE, H. L. Product performance cost. Quality Progress, v. 7, n. 5, p. 16-9, 1974.

GREEN, D. What is quality in higher education? London: Taylor & Francis Group, 1994.

HARVEY, L. Evaluation for what? Teaching in Higher Education, v. 7, n. 3, p. 245-63, 2002. https://doi.org/10.1080/13562510220144761

HARVEY, L. The epistemology of quality. Perspectives in Education, v. 25, n. 3, p. 1-13, 2007.

HARVEY, L. Understanding quality. Berlin: EUA Bologna Handbook, 2006.

HARVEY, L.; GREEN, D. Defining quality. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 18, n. 1, p. 9-34, 1993.

HARVEY, L.; NEWTON, J. Transforming quality evaluation. Quality in Higher Education, v. 10, n. 2, p. 149-65, Oct. 2004.

HARVEY, L.; WILLIAMS, J. Fifteen years of quality in higher education. Quality in Higher Education, v. 16, n. 1, p. 3-36, Apr. 2010. https://doi.org/10.1080/13538321003679457

IGARASHI, W.; IGARASHI, D. C. C.; BORGES, B. J. Reviso sistemtica e sua potencial contribuio em negcios, gerenciamento e contabilidade. Gesto & Regionalidade, v. 31, n. 91, p. 1-14, 2015. https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2887

JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Controle da qualidade. 9. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1991.

MOROSINI, M. C. Enciclopdia de pedagogia universitria. Braslia, DF: INEP, 2006.

MOROSINI, M. C. Qualidade da educao superior e contextos emergentes. Avaliao (Campinas), v. 19, n. 2, p. 385-405, JUL 2014. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200007

MOROSINI, M. C. Qualidade da educao universitria: isomorfismo, diversidade e eqidade. Interface (Botucatu), v. 5, n. 9, p. 89-102, ago. 2001. https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000200006

MOROSINI, M. C. Qualidade na educao superior: tendncias do sculo. Estudos em Avaliao Educacional, v. 20, n. 43, p. 165-86, 2009. https://doi.org/10.18222/eae204320092043

MOROSINI, M. C. et al. A qualidade da educao superior e o complexo exerccio de propor indicadores. Revista Brasileira de Educao, v. 21, n. 64, p. 13-37, mar. 2016. https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216402

NEWTON, J. Feeding the beast or improving quality? academics perceptions of quality assurance and quality monitoring. Quality in Higher Education, v. 6, n. 2, p. 153-63, Aug. 2000. https://doi.org/10.1080/713692740

NEWTON, J. Views from below: academics coping with quality. Quality in Higher Education, v. 8, n. 1, p. 39-61, Aug. 2002.

ORGANISATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT OECD. Quality and internationalisation in higher education. Paris: Programme on Institutional Management in Higher Education, 1999.

ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS PARA A EDUCAO, A CINCIA E A CULTURA UNESCO. La educacin superior en el siglo XXI: visin y accin. In: CONFERENCIA MUNDIAL SOBRE LA EDUCACIN. Paris: Unesco, 1998.

ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS PARA A EDUCAO, A CINCIA E A CULTURA UNESCO. Quality of higher education: Comission II. Paris: Unesco, 2003.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.; BERRY, L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. The Journal of Marketing, v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985.

PETERS, T. J.; WATERMAN, R. H. Vencendo a crise: como o bom senso empresarial pode super-la. 15. ed. So Paulo: Harbra, 1986.

PETTICREW, M.; ROBERTS, H. Systematic reviews in the social sciences. Oxford: Blackwell, 2006.

POOLE, B. Quality, semantics and the two cultures. Quality Assurance in Education, v. 18, n. 1, p. 6-18, 2010. https://doi.org/10.1108/09684881011015963

SETH, N.; DESHMUKH, S. G.; VRAT, P. Service quality models: a review. The International Journal of Quality & Reliability Management, v. 22, n. 9, p. 913-49, 2005. https://doi.org/10.1108/02656710510625211

VAN KEMENADE, E.; PUPIUS, M.; HARDJONO, T. W. More value to defining quality. Quality in Higher Education, v. 14, n. 2, p. 175-85, Aug. 2008. https://doi.org/10.1080/13538320802278461

VASCONCELOS, I. C. O.; GOMES, C. A. Pedagogia dialogica para democratizar a educacao superior. Ensaio: Avaliacao e Politicas Pblicas em Educacao, v. 24, n. 92, p. 579-608, jul/set. 2016. https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300004




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601114

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank