Itinerarios de escolarização e mediacoes subjacentes: a experiencia de discentes beneficiarios do Prouni

Andrea Bayerl Mongim

Resumo


Neste artigo analiso itinerarios sociais de estudantes oriundos de familias consideradas de classes populares e beneficiarios do Prouni. Discuto o processo de constituicao de significados e de incorporação pratica de principios que concorreram para construção e objetivação do projeto de aquisicao do titulo universitario. Tal projeto e construido de forma nao naturalizada, efetivando-se pela interação com agentes mediadores, posicionados em quadros institucionais que ultrapassam os limites da familia nuclear. A mediação formal-legal dos agentes do Prouni apresenta-se como fundamental. Todavia, o processo de permanencia e conclusao do curso e marcado por muitos dilemas, tanto nas formas de relacionamento com a alteridade como nas de ordem financeira. A conclusao do curso superior representa a possibilidade de exercer profissao melhor remunerada e valorizada, e de incluir-se em grupo de maior prestigio e status.


Palavras-chave


Prouni; Titulo universitario; Mediação social

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000400002

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