Programas de formação continuada de professores alfabetizadores: concepcoes e práticas

Andrea Tereza Brito Ferreira, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Erica Windler

Resumo


Este artigo analisa as propostas de formação continuada de professores em alfabetização em dois municipios da regiao metropolitana do Recife, no sentido de entender as concepcoes de lingua e formação que fundamentam tais práticas. Os resultados apontam grandes diferencas entre as experiencias de formação nos dois municipios. Em Camaragibe, a proposta de formação baseava-se na reflexão docente e respeitava a autonomia do professor como construtor de suas práticas de ensino, alem de favorecer a compreensao do ensino da lingua como pratica social. Em Jaboatao, a formação correspondia ao treinamento para o uso de materiais didaticos elaborados para serem seguidos pelo professor, considerado como executor de tarefas.


Palavras-chave


Alfabetização; Programas de formação continuada; Politica educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501107

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